sábado, 7 de dezembro de 2013

Fórum em Defesa da Grande Aracaju contra o Aterro do Rio Sergipe


Desde de já agradeço todas as pessoas que vem aqui em meu blog.

Vamos lá... Bom, como todos já sabem a turma do Fórum em Defesa da Grande Aracaju está em uma luta acirrada contra os interesses da prefeitura de Aracaju, que é de invadir, ocupar, destruir parte do leito do Rio Sergipe, simples e puramente por motivação politiqueira, o prefeito João Alves não está se importando com os danos e consequências futuras que isso irá causar. Temos danos causados por conta de outra obra de João Alves (Construção do bairro Coroa do Meio), as consequências estão se mostrando agora com o Assoreamento de alguns riachos localizados ao lado de Barra dos Coqueiros. Por falar em Barra dos Coqueiros, a prefeitura e a câmara de vereadores não se posicionaram em relação a esse tema, até parece que eles não estão se importando com tais consequências ou simplesmente não querem ter conhecimento por conta do trabalho que isso vai dar. De qualquer forma muitos estão cientes, pois isso já foi apresentado em TV aberta.  Está marcado para o dia 10 de dezembro uma audiência, na qual representantes do Fórum iram apresentar a problemática de tal obra. Vamos aguardar pra ver no que isso vai dar.

O Fórum então convidou a todos os sergipanos (sejam ambientalistas ou não) para uma reunião que aconteceu no dia 14 de novembro do corrente ano. Tal reunião iria discutir e organizar medidas para alertar a população sobre as consequências da obra, além de cobrar das autoridades responsáveis pelo Meio Ambiente que inviabilize a continuação da obra até que seja realizado o estudo de impacto ambiental.

A reunião aconteceu na Central Única dos Trabalhadores (CUT), contou com a presença de representantes do: Movimento Popular Ecológico (MOPEC); a Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo (ADCAR); a Associação dos Moradores do Bairro América (AMABA); o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Sergipe (SINDIJUS); o Instituto Sílvio Romero; o Instituto de Cidadania e Meio Ambiente; o Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (MOTU); o Ciclo Urbano; o Coletivo Seja Realista, Exija o Impossível; o Movimento Não Pago. Ainda participaram o Vereador Doutor Emerson (PT), o Vice-Prefeito da Barra dos Coqueiros, Cláudio Barreto (Caducha) (PT); Rafael Pereira, representando o mandato da deputada Ana Lúcia (PT); a ex-candidata a prefeita de Aracaju, Vera Lúcia (PSTU); representantes do PSOL e estudantes universitários.


Reunião que aconteceu no dia 14/11/2013
Foto: Emanuel Rocha 

A partir dessa reunião foi tirada uma comissão que ficou responsável de marcar reuniões com a justiça, órgãos públicos ligados ao meio ambiente, Câmara de Vereadores de Aracaju e Assembléia Legislativa de Sergipe. 
Algumas audiências aconteceram e outras ainda estão para acontecer. Também foi marcado um ato para o dia 24 de novembro, às 06:00 da manhã em  frente ao canteiro de obras.


Manifestantes impedindo a entrada de caminhões com pedras. 24/11/2013
Foto tirada do álbum de José Firmo. 

O ato a principio ficou concentrado na entrada do canteiro de obra, nota-se na foto. A mídia local compareceu e fomos ouvidos por boa parte da população que escuta a rádio pela manhã. Porém outros seres que se dizem  repórter falaram e escreveram que a manifestação estava atrapalhado o trânsito da avenida Beira Mar. Não sei onde o cara comprou o diploma, mas os manifestantes ficaram o tempo todo na entrada ou dentro do canteiro de obra de forma nenhuma o trânsito foi obstruído para ganharmos visibilidade, pois a obra por si só já é um monstro.

Manifestantes impediram os trabalhos dos tratores naquela manhã. A obra foi ocupada pelos ambientalistas para impedir que continuassem, a policia foi chamada para retirar os manifestantes do local.


Ambientalistas levantado a faixa de luto pelo Rio Sergipe no meio da obra
Foto tirada no dia 24 de novembro de 2013 

Depois do ato do dia 24, foi convocado outra reunião para avaliar e analisar o ato. A reunião aconteceu no dia 28 de novembro. Nela foi apresentado o projeto de "Defesa Litorânea da Praia 13 de Julho" por Guilherme (morador de Barra dos Coqueiros). 

Reunião de avaliação e apresentação do projeto de "Defesa Litorânea da Praia 13 de Julho" 


 Logo abaixo segue imagens "Projeto"



Projeto de "Defesa Litorânea da Praia 13 de Julho"
Foto tirada da última reunião do fórum no dia 28 de novembro de 2013


Projeto de "Defesa Litorânea da Praia 13 de Julho" 
Foto tirada da última reunião do fórum no dia 28 de novembro de 2013

Depois das apresentações e das análises, foram marcados uns dias de panfletagens e também uma audiência na câmara de vereadores de Barra dos Coqueiros que seria dia 04 de dezembro, terça-feira, adiada por conta da falecimento do Governado de Sergipe. A audiência ficou pra dia 10. E também ficou agendada uma visita a Atalaia Nova observar como estavam as coisas do outro lado. Por falar em outro lado, quem não leu, leia "Do outro lado da 13", fala sobre as consequências deixadas pela obra do bairro Coroa do Meio.

A visita à Atalaia Nova aconteceu no sábado, dia 30 de novembro. Eu e Aline Medeiros Encontramos na Praça Luiz Gonzaga Flavio Marcel, Rodrigo Machado e Rafael Pereira e seguimos pra Orla. Observamos os estragos deixados pelo mar e os reparos feitos pelo homem, reparos estes em apenas alguns trechos, que por coincidência é onde se localiza a casa do atual governador.


Asfalto e areia retirados pela força das águas.
Foto tirada no dia 30 de novembro


A pista termina próximo a bar Zé da Ilha.
Foto tirada no dia 30 de novembro


A pista e as pedras de proteção  da Avenida Oceânica só vão até proximidades do Bar Zé de Ilha, deixando mais ou menos 300 metros sem nenhuma segurança e totalmente expostos as forças do mar.

Deixando de lado a parte urbana, fomos ver as consequências deixadas no ecossistema manguezal (que por sinal to devendo uma matéria sobre a cagada que o prefeito da Barra permitiu que fosse feito no Mangue).

assoreamento da foz dos riachos era muito preocupante, pois os mangues não estavam recebendo água do mar, além disso, quando chegar as chuvas, as águas não vão sair dos mangues, podendo causar sérios riscos a saúde pública. 

Visita ao Mangue de Atalaia Nova. Na foto estão Rafael Pereira, Rafael Barbosa e Rodrigo Machado
Foto tirada por Aline Medeiros 30/11/2013


Foz do principal riacho de Atalaia Nova assoreada
Foto tirada no dia 30 de novembro durante a visita 


Foz do principal riacho de Atalaia Nova assoreada
Foto tirada no dia 30 de novembro durante a visita 

Nas duas fotos acima vimos que logo em frente à foz do riacho de Atalaia Nova fica o bairro 13 de Julho e a foz do rio Poxim. O aterramento como o prefeito quer fazer vai surtir efeitos negativos. 

Nas imagens abaixo nota-se que o acúmulo de areia nos manguezais mata a vegetação do mangue, isso vem acontecendo também com os mangues da 13 de Julho.


Foz do principal riacho de Atalaia Nova assoreada
Foto tirada no dia 30 de novembro durante a visita 



Mangue com água doce e galhos secos
Foto tirada no dia 30 de novembro durante a visita 

No dia seguinte, domingo, dia primeiro de dezembro de 2013, aconteceu o 5° Passeio Ciclístico Contra a Corrupção. Nós do Fórum fomos lá fazer panfletagem e conversar com os participantes do passeio.

Rodrigo Machado publica em sua rede social:

"Fórum de Defesa da Grande Aracaju presente no 5ª passeio Ciclistico. Fizemos uma panfletagem produtiva, levando a informação e conhecimento da nossa causa do aterro do rio Sergipe à população. Presentes na panfletagem o companheiro Lizaldo Vieira Santos, Rafael da Barra dos Coqueiros e Rodrigo Machado."


Rodrigo Machado panfletando no 5° Passeio Ciclístico Contra a Corrupção 
Foto tirada por Aline Medeiros 01/12/2013


Rafael Barbosa panfletando no 5° Passeio Ciclístico Contra a Corrupção 
Foto tirada por Aline Medeiros 01/12/2013

Panfleto distribuído no 5° Passeio Ciclístico Contra a Corrupção
Foto tirada no 1° ato contra o aterro do Rio Sergipe 24/11/2013

Na segunda-feira, 02, Eu e Rodrigo estávamos panfletando na UFS não tivemos muito sucesso, por conta do pouco público devido à suspensão das aulas em luto a morte do governador.

As obras continuam a todo vapor, as pedras já se emendaram com parte da calçada fora do cercado. Sergipe, terra sem leis ambientais.


Pedras da obra da 13 de Julho encostada na mureta fora do cercado.
Foto tirada dia 04 de dezembro de 2013

Por fim texto retirado do Canal da Barra

O povo de Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros-SE vai esperar o mar bater na porta das casas pra acorda?

A cada dia que passa a prefeitura de Aracaju através da CELI joga pedras dentro do leito do Rio Sergipe.

A população da Barra dos Coqueiros e os dirigentes do município estão esperando o que para tomar uma atitude quanto a obra da 13 de Julho. O Forum em Defesa da Grande Aracaju está na luta contra esse crime ambiental junto com a turma da Barra que esta sendo representada pelo Coletivo Sejam Realistas, Exijam o Impossível.


Pedras jogadas no leito do Rio Sergipe ao fundo Torre de Atalaia Nova
Foto tirada no dia 24 de novembro de 2013

Atualizando as lutas do Fórum em Defesa da Grande Aracaju  13-12-2013

Na última terça-feira,10, o Fórum marcou presença na Câmara de Vereadores de Barra dos Coqueiros.



José Firmo apresento as consequência para a Barra por conta do aterramento do rio Sergipe.
Foto: Michel Felipe 


Assuntos relacionados
Assoreamento da foz do Rio Poxim.
Do outro lado da 13


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Parabéns Rafael ta muito bom o seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pela paciência e tempo desprendido nessa leitura!
      Muito Obrigado!

      Excluir
  2. Grande Rafael. Parabens por sua contribuição a essa causa militante e acima de tudo cidadã, que consiste no simples fato de contestar e expor as pessoas que tramitam pelo mundo virtual a sua indignação de uma situação fundamentada em fatos concretos que não podemos negar. Continuaremos sempre, nesta Luta que represente a defesa dos interesses do bem estar social. Abraço e continue sempre com este trabalho. E faça um Facebook :)

    ResponderExcluir
  3. Valeu Rodrigo!
    Sempre na luta...

    O fecebook é muito limitado. As fotos ficam fora da ordem cronológica e da sequência lógica. Aqui é mais explicativo! Eu acho...

    ResponderExcluir