sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Prefeitura de Barra dos Coqueiros X Manguezal

Sem Arrodeios  


No início deste ano,  mês de março pra ser especifico, caminhava na estrada velha em Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros-SE, para ver como estava o manguezal e ver se as águas do mar adentraram aquele ecossistema.

- Postagem que explica melhor minha preocupação com o Manguezal -> "Do outro lado da 13", mostra as consequências  deixadas pós Bairro Coroa do Meio, Aracaju.

A estrada velha: uma estrada que liga o povoado de Atalaia Nova ao centro da sede do município de Barra dos Coqueiros, sentido Norte/Sul, começa no final do Bairro Baixo (Barra dos Coqueiros) e tem fim na lateral da entrada do atual canteiro de obras do condomínio Alphaville em Atalaia Nova. Hoje a estrada não é tão utilizada (boatos dizem que é usada para o escoou de drogas e de foragidos), por conta da construção da Rodovia SE-100, que faz a mesma ligação, mas a SE-100 passa beirando as praias, dando um arrodeio para chegar ao centro do município.


Entrada da Estrada Velha no sentido Sul/Norte
Foto tirada no final do mês de março de 2013

Aproximadamente um quilômetro depois do início da caminhada me deparo com lixo acumulado na beira da estrada, dentro do mangue. Essa estrada é cercada por coqueiros e mangues! O lixo foi jogado dentro do mangue (não sei que loucura foi essa do cara que dirigia o caminhão). O lixo era doméstico recolhido das portas das residências do Bairro Atalaia Nova.


Estrada Velha cercada por mangues
Foto tirada no mês de setembro de 2012


Lixo doméstico acumulado na margem da estrada velha 
Foto tirada no dia 27 de março de 2013


Lixo doméstico acumulado na margem da estrada velha 
Foto tirada no dia 27 de março de 2013

Depois de presenciar todo aquele absurdo, postei nos grupos e página do facebook que tratam dos assuntos de Barra dos Coqueiros e Atalaia Nova. São eles: Eu Amo a Ilha (Barra dos Coqueiros)Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros/SE e Canal de Informações da Barra, Barra dos Coqueiros-SE, além da turma do REC EM AÇÃO fazer um vídeo.

Passaram-se algumas horas e os comentários sugiram, muitos acharam aquilo um absurdo, e que era um crime contra o meio ambiente, enquanto outros (puxa-sacos) disseram que não foi a prefeitura.

 - Perai...
Pergunta: Quem é responsável pelo recolhimento e destinação do lixo doméstico gerado pelo município de Barra dos Coqueiros?
Resposta: A prefeitura....

Segundo o IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal na Edição de número 13 do Manual do Prefeito:
"A prefeitura tem que realizar, direta ou indiretamente, a limpeza de vias e logradouros públicos, a remoção e o destino do lixo domiciliar e de outros resíduos de qualquer natureza."

Vídeo do REC EM AÇÃO - Lixo no Mangue. O vídeo aborda o assunto de forma bem humorada.
Assista e continue lendo...





Segue as matérias que mandei pro e-mail canal.da.barra@gmail.com que é da página Canal de Informações da Barra, Barra dos Coqueiros-SE.

Postagem no dia 27-03-2013

"Esse lixão está se formando nos fundos do condomínio ALPHAVILLE em Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros-SE. Além do lixão as áreas de manguezal são destruída."
Seria para especulação imobiliária? Enfim, o mangue é Área de Preservação Permanente (APP). Muito se discute pelo Brasil e pelo mundo a fora sobre preservação ambiental, parece que a Barra anda na contra-mão.
A ambição Cega os administradores."

Continuando...

"No Brasil, a Lei 4.771 de 15 de setembro de 1965 estabelece o mangue como Área de Preservação Permanente (APP), e a Resolução CONAMA N.º 369 de 28 de março de 2006 estabelece que as áreas de mangue não podem sofrer supressão de sua vegetação ou qualquer tipo de intervenção, salvo em casos de utilidade pública." INFONESCOLA

Não satisfeito só em jogar lixo no mangue, querendo transformar-lo em lixão, dias depois da postagem os responsáveis pela coleta e destinação do lixo, além de despejar mais lixo, tocaram fogo. Mas, acho que minha indignação chegou aos ouvidos do prefeito quanto ao lixão formando dentro do mangue.

*BREVE DIÁLOGO (FICTÍCIO)*

Enquanto isso em uma cidade qualquer do litoral norte de Sergipe... 

Prefeito: Rapaz o que foi que você fez?

Funcionário: Depois eu ia recolher chefe! É que o local de destino do lixo fica longe eu tava com muita dor de barriga.

Prefeito: Dê um jeito naquilo logo antes que acionem o MPE!

Funcionário: Faço o que?

Prefeito: Sei lá, toca fogo! Só sei que não quero saber de problemas pra mim.


Postagem no dia 01-04-2012 , o texto foi adaptado para que os leitores não achem que sou um cara de pavio curto.    

"Estou estarrecido com essa palhaçada da prefeitura de Barra dos Coqueiros (PMDB), estão limpando tudo, deixando tudo limpinho para os turistas verem. Pegam todo lixo e jogam no Mangue. A prefeitura além de queimar o dinheiro público com festa de queima de Judas (Estado Católico), estão tocando FOGO no lixo tirado de Atalaia Nova e jogado no mangue que fica atrás do Alphaville na borda da estrada velha... Muita falta de consciência com a natureza, falta de compromisso com as futuras gerações."


Lixo sendo queimado
Foto tirada no dia 30 de março de 2013


Lixo sendo queimado
Foto tirada no dia 30 de março de 2013

Depois de toda violência contra o meio ambiente. O lixo foi queimado (diminuindo o volume para ser recolhido) e depois foi recolhido, deixando um vazio no local.


Cinza do lixo queimado
Foto tirada no dia 04 abril de 2013
Depois da retirado do lixo pela prefeitura, era visível os troncos de coqueiros e o entulho do lixo remexido. A área de manguezal destruída, não voltará ao estado anterior tão cedo.

Espaço deixado pelo recolhimento das cinzas e do lixo
Foto tirada no dia 06 abril de 2013

Logo abaixo foto recente do espaço, a vegetação anterior não se recuperou, no lugar a vegetação é composta por pé de mamonas, mata-fome e cansanção.

O mangue não faz mais parte da vegetação 
Foto tirada no dia 31 de novembro de 2013

Se ninguém tivesse denunciado esse absurdo, o local hoje seria um lixão, pois existiam crianças indo catar lixo.


Crianças catando lixo no local
Foto tirada no dia 02 de abril de 2013

Além desse crime de jogar lixo no mangue, a prefeitura autorizou o corte de  mangues que ficavam no riacho próximo a Praça Luiz Gonzaga.

Segundo informações, as árvores foram retirada para facilitar o escoamento das águas pluviais, porém, como já foi postado aqui nesse blog, as águas não estão saindo do mangue. A água da chuva está acumulando dentro do mangue, por conta do assoreamento da foz do riacho. Veja --> Lutas do Fórum


Mangues cortados
Foto tirada no dia 05 de maio de 2013

Riacho morto
Foto tirada no dia 20 de novembro de 2013

O Manguezal de Barra dos Coqueiros agradece à administração do Prefeito Airton Martins (PMDB), pelo belo trabalho de degradação ao meio ambiente. 






Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Tema velho, mas o problema ainda persiste. Parabéns, Rafael!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Pedro!
    A natureza um vez alterada, não voltará ao seu estado de origem!

    ResponderExcluir