quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Sergipe, Governo da mudança só na propaganda!

Texto e imagens retirados do 1º Boletim Informativo do movimento Acorda Servidor 



Os funcionários de escola no estado de Sergipe passam por uma situação de muita vergonha e miséria. Mesmo após o concurso público nós continuamos a receber como salário base menos do mínimo, não temos plano de carreira nem condições mínimas de trabalho e o governo ainda ameaça extinguir a nossa função e terceirizar os serviços básicos voltando com o trem da alegria e as indicações políticas. 

As escolas estão inseguras e caindo aos pedaços. Em todas faltam funcionários e se não fosse pelo nosso trabalho a verdade é que as escolas públicas em Sergipe já estariam de portas fechadas!

Ninguém espera car rico ou viver no luxo, mas exigimos ao menos respeito e valorização. O governo seja
com Déda ou com Jackson não fez nada de diferente de todos os outros que já passaram. Muitas promessas, poucas ações. Foram eleitos para mudar, mas a política de humilhação dos servidores e descaso com a educação é a mesma. Tentam nos enganar com belas propagandas e obras feitas com empréstimos que serão pagos pelos trabalhadores, mas sabemos que no chão da escola, no campo e na cidade, a coisa não vai bem.

O ano de 2014 é ano de eleição. Muitos colegas dizem que é o momento de "darmos o troco". Com certeza é uma boa oportunidade. Mas devemos car espertos para não entregar o estado de bandeja para as velhas raposas que já governaram. Precisamos discutir amplamente com a categoria uma alternativa que represente os nossos anseios. E o principal: independente do resultado da eleição, devemos estar unidos e fortes para lutar! Para isso é preciso se movimentar e ter disposição para organizar a categoria.

Por que se desfiliar do SINTRASE?

Além da difícil disputa com o governo, também temos outra briga: os nossos  representantes não nos representam! O SINTRASE que nos últimos anos disse ser o nosso representante legal e negociou em nosso nome, na verdade estava em acordo com o governo para nos prejudicar e não possui o direito a nos representar legalmente.

O SINTRASE é controlado pelo grupo de Waldir Rodrigues que é ligado a Francisco Gualberto e Chico Buchinho, ambos do governo. Por isso nossa luta nunca foi para frente. As poucas conquistas que tivemos como a luta pela redução da carga  horária dos vigilantes e a revogação do decreto que extinguia os nossos cargos foram fruto da luta dos funcionários por fora da direção do SINTRASE. Além disso o SINTRASE todo ano recebe milhões de reais em imposto sindical vindo de todas as secretarias e órgãos que eles dizem representar, mas nunca zeram prestação de contas. Para onde está indo o nosso dinheiro? Nós zemos grande manifestações, mas a categoria desistiu depois de desacreditar na direção pelega e sustentada na burocracia do sindicato.

O Movimento Acorda Servidor tentou disputar a eleição do sindicato no começo de 2013, mas nossa chapa foi impedida pela atual direção. Entramos com uma ação na justiça trabalhista para anular a eleição e o resultado foi o seguinte: mesmo com parecer do Ministério Público do Trabalho pela anulação da eleição, o juiz decidiu que não julgaria a questão porque os servidores da educação não tem legitimidade para discutir nenhum assunto referente ao SINTRASE, pois na verdade nós funcionários de escola pertencemos a outro sindicato, reconhecido como SINTREDUCASE.

Esse outro sindicato foi criado em 2005, mas nunca foi atuante, por isso oSINTRASE se aproveitou do vácuo e negociou em nome dos funcionários de escola durante todo esse tempo. Esse ano completa uma década que esse processo está na justiça. O SINTRASE perdeu o direito a nos representar em todas as instâncias e o processo se encontra em Brasília para julgamento nal. Ele pode ser consultado no site do TST (www.tst.jus.br), com o processo de número: 36200-93.2009.5.20.0006

Pelo SINTRASE ser ausente das lutas e marionete do governo e também por não ter direito legal a nos representar propomos que você funcionário de escola peça sua desliação e que possamos juntos correr atrás do nosso sindicato de funcionários de escola. Isso não seria nenhuma novidade para o serviço público, pois antes de nós os agentes penintenciários e os servidores do DETRAN que pertenciam ao SINTRASE também saíram e fundaram seus próprios sindicatos. Alguns colegas vigilantes estão em processo de montagem de um sindicato somente de vigilantes. Achamos que esse não é o melhor caminho, pois divide a nossa categoria e dá força para o governo. Vigilantes, Executores, Ociais e Merendeiras, somos todos da escola. Somos todos educadores!

Quem somos e o que defendemos?

O Movimento Acorda Servidor atua há mais de cinco anos na luta em conjunto com os funcionários de escola. No começo participamos e acreditamos nas ações do SINTRASE, mas depois que percebemos as negociatas com o governo pulamos fora desse barco. Mesmo discordando da direção, participamos de todas as atividades, atos e assembléias. Inclusive tentamos participar da eleição da diretoria, mas fomos impedidos. 

O estopim foi ano passado quando depois de uma greve de quase um mês, o SINTRASE encerrou a greve dizendo em alto e bom som "que acreditava mais na palavra de Jackson do que em um papel assinado por Déda". O sindicato se posicionou por encerrar a greve sem nenhum acordo assinado por ter conança do governo. Então resolvemos fazer um ato com a presença de um advogado e do SINDIFISCO para discutir os direitos dos servidores e a situação nanceira do estado. 

Em dezembro, após Jackson anunciar o decreto 29.592 que extinguia as nossas funções, zemos o segundo
Acorda Servidor ocupando as galerias da assembléia com faixas e cartazes. Dias depois o decreto foi revogado mostrando que temos mais força do que imaginamos. Por m, no último dia 16 de janeiro zemos mais um ato, dessa vez iniciando a campanha de desliação do SINTRASE para começarmos um novo tempo para os funcionários de escola em Sergipe.


Não começamos a nossa luta ontem, nem por oportunismo de ocasião. Sempre estivemos rmes na defesa dos interesses da categoria. Não temos rabo preso com nenhum governo e com nenhum parlamentar. Não
recebemos regalias e benefícios. Trabalhamos no chão da escola igual a todos os colegas e sentimos na pele as diculdades e a desesperança de muitos colegas. Mas não desistimos e continuaremos a lutar pelos nossos direitos. Por isso contamos com você, pois a nossa força vem da união coletiva e da conscientização dos colegas. O nosso sindicato de trabalhadores da educação somente se tornará uma realidade se colocarmos a mão na massa e escolhermos uma direção rme para avançar na luta. Por tudo isso te convidamos a participar do movimento e discutir em conjunto as nossas propostas:


Aumento Salarial já! Salário base não pode ser menos que o mínimo!

Plano de Carreira já! Efetividade da lei 12.014/2009!

Melhores condições de Trabalho!

Periculosidade para vigilantes e Insalubridade para executores e merendeiras!

Concurso público já! Contra o "trem da alegria" e a privatização!

Formação Continuada! Cursos de Capacitação Permanentes!

Ampliação do Profuncionário 

Gestão Democrática e Participação nos cargos de Secretaria Escolar

Pela organização de um Fórum dos Servidores Públicos Estaduais!


Acompanhe a página do movimento CLICANDO na imagem abaixo.


Contatos
Twitter  -  Instagram 


Comentários
1 Comentários

Um comentário: