domingo, 30 de março de 2014

XXI Campeonato Sergipano de Pesca 2014 - 1ª e 3ª rodadas

Pesca Esportiva


A pesca é o esporte com o segundo maior número de praticantes em todo o Brasil estando atrás somente do futebol. Estima-se que somente no Brasil existam mais 30 milhões de pescadores amadores, sendo que cinco milhões de pessoas pescam semanalmente. De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, hoje existem 400 mil pescadores licenciados. A pesca amadora também é conhecida como pesca esportiva, pesca de lazer, pesca desportiva e pesca recreativa. É praticada no mar, em rios, lagos naturais e artificiais, açudes e em criatórios comerciais (pesqueiros ou pesque e pague). A pesca amadora utiliza principalmente vara de pesca, molinetes ou carretilhas, linha, anzol e iscas naturais ou artificiais.


1ª rodada do campeonato de pesca na praia da Caueira, Itaporanga D'juda-SE
Foto tirada em Janeiro de 2014

Os Campeonatos de Pesca que acontecem em Sergipe são organizados e realizados pela ASPA

O que é a ASPA-BV ?

É a ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE PESCA AMADORA “ BONS VENTOS” – ASPA-BV, fundada em 10 de agosto de 1994, na cidade de Aracaju/SE. Os limites da Associação são representados pelos próprios limites do estado de Sergipe, uma vez que agrega os pescadores amadores da faixa litorânea e margens de rios, mesmo não navegáveis, deste Estado.


Bandeira indicativa  da ASPA

A primeira rodada aconteceu no dia 12 de janeiro do corrente ano, na praia da Caueira, município de Itaporanga D'ajuda, litoral sul sergipano. Contou com a participação de 16 equipes e teve inicio as 09:30 da manhã e fim ás 14:30 da tarde. Foram capturados 85 peixes gerando um total de mais de 14 quilos com diversas espécies. A equipe responsável pela primeira rodada foi Os Grauças Carapeba de Aracaju.


Instrumento usado para medir o peixe no limite minimo permitido.

O limite minimo permitido na captura era de 15 cm, valendo quaisquer espécies. Sendo o maior peixe capturado nessa etapa um Baiacú de 1,146 kg, seguidos por duas Corocas de 0,642 e 0,586. A equipe de capturou o maior número de exemplares foi a Coroca e E. Solitária com 10 peixes.

Pescadores na Caueira
Foto tirada em janeiro de 2014 
A segunda rodada aconteceu nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2014, essa rodada foi apenas para duplas, realizada  na praia Costa Azul litoral norte baiano. Foram capturados nesse dois dias de pescaria 442 peixes gerando um total de mais de 115 Kg, sendo o maior peixe capturado uma arraia de 7,950 Kg, o segundo maior foi um curiaçú de 6,900 Kg e o terceiro maior um cação de 1,720 Kg.

A terceira rodada aconteceu no domingo, dia 09 de março, na Praia da Costa, Barra dos Coqueiros, litoral norte sergipano, a rodada teve início as 09:30 e fim ás 14:30. A rodada começou com meia hora de atraso por conta das redes feiticeiras que estavam no mar.


3ª rodada de pesca na Praia da Costa, Barra dos Coqueiros
Foto tirada no dia 09 de março de 2014

O mar tava pra peixe nesse dia, foram pegos muitos peixes, muitos pescadores voltaram pra casa satisfeitos com o resultado. A equipe que ficou responsável pela contagem e pesagem dos peixes da competição foi a Equipe Carcará de Aracaju, perdeu o maior peixe dessa rodada uma arraia de 17,250 Kg, a arraia se enroscou na parada da equipe Os Grauças Carapeba, ficando com o peixão. O segundo maior peixe foi uma gereba de 7 kg e o terceiro foi outra arraia de 6,700 kg, foram capturados nessa rodada um total de 340 peças que gerou um montante de 72,120 Kg de peixes.


Pescado pega dois peixes em uma parada na Praia da Costa
Foto tirada no dia 09 de março de 2014


Equipe Carcará fazendo a contagem e a pesando os peixes das outras equipes
Foto tirada no dia 09 de março de 2014

Quero deixar claro que não faço parte de nenhuma equipe de pesca, apenas estou acompanhado os eventos que acontecem aqui no estado de Sergipe. Acompanhando como estudante, pesquisado junto a professora Kátia Freire, responsável pelos estudos de pesca esportiva no Brasil. Esses dados serviram de base para a monografia de um dos participantes dos campeonatos, Rodrigo que faz parte da equipe Os Grauças Carapeba, que assim como eu, faz o curso de Engenharia de Pesca na UFS.


Maiores informações sobre o campeonato entre no site da ASPA clicando ao lado: ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE PESCA AMADORA







Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário