domingo, 11 de maio de 2014

Rolezinho contra a Copa - Aracaju/SE

O Movimento Não Pago organizou na sexta-feira, dia 09 de maio de 2014, um "Rolezinho" contra a Copa do mundo de futebol. A mobilização teve concentração na praça Zilda Arns no bairro Jardins, bairro nobre de Aracaju, e percorreu a Av. Geraldo Barreto Sobral, fizeram o retorno no sentido dos veículos, voltando pra via e na sequência entraram no Shopping Jardins, lá dendro do Shopping deram um rolezinho chamando as pessoas para juntarem-se a causa(teve boa adesão) e irem até o local onde estava exposto o objeto tão desejado do "mundo" , a taça da Fifa. A taça será disputada por 32 países representados pelas seleções de futebol.

Faixa  da manifestação e replica da taça pegando fogo

Rolezinho: "O integrante do Não Pago, Flávio Menezes, conta que o objetivo do rolezinho é denunciar a injustiças dos gastos e prejuízos da Copa. “O estado de Sergipe gastou R$ 15 milhões para Aracaju ser o dormitório da seleção grega, porém, não vemos estes mesmos investimentos para a saúde, educação e transporte. A proposta de fazer o rolezinho veio no sentido de abarcar os jovens e de dialogar com a população que a Copa está sendo um desastre para o povo brasileiro”, acrescenta."  Portal Infonet
Sair da Universidade direto para a praça onde estava marcada a concentração do rolezinho, chegando lá me deparo com um forte esquema de policiamento, achei que tinha muita gente na praça, afinal, confirmaram presença no evento mais 400 pessoas (esses evento do facebook, sendo um evento virtual), mas infelizmente tinha menos de 30 pessoas. Por outro lado, tinha disponível para manter a ordem ou para repressão, até onde contei, tinha 10 viaturas da PM/SE e umas 5 viaturas da GMA, além de 6 motocicletas do GETAM. 

A proporção era de 5 agentes de segurança para cada manifestante, sem falar que a cidade de Aracaju e o estado de Sergipe são carentes em segurança pública. Segundo o SINESP (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), dados de 2012, Sergipe é o terceiro estado com a maior taxa de latrocínio (roubo seguido de morte), ficando atrás de Alagoas e do Distrito Federal. Quando o assunto é homicídio doloso (com intensão de mata), Sergipe fica em sexto dentre os 27 estados da federação. Aparato policial para reprimir manifestante o estado tem, agora para dar segurança para população o estado é negligente.

Bom, na caminhada pela Av. Geraldo Barreto Sobral, uma ambulância pedia passagem e os manifestantes fizeram com que ela passasse sem transtornos. Transtorno apenas para os demais motoristas. Afinal, manifestação que não atrapalha, não é vista. Depois que a ambulância passou, os manifestantes tornaram a bloquear a pista, nessa retornada a PM/SE, através do GETAM (Grupo Especial Tático de Motos) tentou contra a vida dos manifestantes colocando "jogando" a moto encima da galera, tudo sobre o olhar atendo do Comandante Geral e da Mídia local. Tal atitude do policial despreparado, gerou um inicio de tumulto, que foi contido pelos próprios manifestantes. Foi registrado somente esse conflito entre a policia e os manifestantes.

 “Estávamos abrindo a passagem para uma ambulância passar quando veio um policial por trás e lançou a moto nos manifestantes. Um deles me deu uma cotovelada. declara a Professora Sharlene Prata."  Portal Infonet
Veja  a versão da PM
"O Coronel Jackson Nascimento justificou afirmando que os manifestantes impediram a ambulância de passar pela pista. "Temos a obrigação de garantir a fluidez no trânsito, por isso, intervimos quando foi necessário. A pista é pra ser utilizada por veículos e não por pedestres. A democracia não pode ser confundida com o anarquismo. Esses manifestantes feriram o uso de ir e vir das pessoas”, finaliza." Portal Infonet

 Foto: Portal Infonet

Depois do episódio da falta de preparo por parte da Policia Militar de Sergipe, os manifestantes seguiram o que estava programando, sobre forte escolta policial.

PM/SE escoltando os manifestantes 

O grupo de pessoas conscientes sobre os gastos públicos destinado a uma copa de mentiras e de repressão, entrou no Shopping pela entrada B, eles entraram correndo e gritando palavras de ordem, tal atitude deixou muitos logistas assustados, achando que era um daqueles rolezinhos realizados no Rio e em São Paulo, fecharam as lojas sem olhar o que estava acontecendo e o que era aquela correria e aqueles gritos de ordem.

Da Copa
Da Copa
Eu abro mão!
Eu quero meu dinheiro
Pra saúde e educação


Praça de alimentação do shopping sendo ocupada 

Paramos na praça de alimentação e fizemos algumas falas, muitas famílias pararam de comer para dar atenção e ouvir o que aquele grupo de jovens estavam fazendo e o que eles tinham a dizer. No final das falas muitos aplausos e algumas adesões.

Veja o vídeo das ultimas falas na praça de alimentação do shopping




Depois do convite feito para os clientes, visitantes e trabalhadores do shopping, o grupo foi em direção a taça da copa, cantado palavras de ordem e pulando. Como o Movimento Não Pago é um movimento de luta por um transporte de público de qualidade, os gritos foram direcionados para ele.

Ei Fifa
Pague minha tarifa.
Ei Fifa
Pague minha tarifa...
...

Chegando no estacionamento, do outro lado da entrada do shopping, onde estava montado um CIRCO, cercado com muitas grades e muitos seguranças, além do forte esquema de policiamento. O Não Pago Queimou uma réplica da taça da copa do mundo nas proximidades da entrada do circo. A última foto tem uma imagem curiosa, no fundo tem um letreiro luminoso de um circo escrito Le Cirque.

Observação
Pra ver a taça, o cidadão tinha que agenda depois de comprar uma embalagem com quatro unidades de pet 2,25L de Coca-cola, mais um pet de 2L de qualquer outro sabor nos supermercados credenciados. Com o cupom fiscal, o torcedor irá retirar um par de ingressos, ganhando o direito de agendar no site da Coca  o dia e o horário da visita à exposição. Ou seja o cidadão alienado, além de pagar caros impostos tem que comprar um monte de drogas para ver e tirar foto com um objeto. Muito engraçado isso. Cômico se não fosse trágico.


Final da manifestação, entrada do circo da taça


Queima de réplica da taça


Não vai ter Copa, simbolizada com uma labareda da taça da #CopaLeCirque



Veja o vídeo da manifestação, cobertura feita pela Tv Atalaia.



Assuntos sobre Aracaju 







Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário