sábado, 2 de janeiro de 2016

Medalha sem honra e sem mérito e o alto índice de violência do município de Barra dos Coqueiros-SE

Foto: Ascom/Governo do Estado de Sergipe


Na última terça-feira do ano de 2015, 29 de dezembro,  o prefeito do município de Barra dos Coqueiros, Aírton Martins (PMDB), "recebeu" das mãos do Governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto(PMDB), a Medalha de Honra ao Mérito Policial Militar.  

Segundo nota da prefeitura da Barra dos Coqueiros o mérito da  homenagem é o reconhecimento das ações desenvolvidas pela Administração municipal para diminuir os índices de criminalidade na cidade. Coisa que não aconteceu em 2015. A Barra dos Coqueiros é o único município da região da Grande Aracaju que não tem Guarda Municipal e nem Agentes de Trânsitos concursados.  Mostrando que essas medalhas dadas alguns administradores públicos não servem como parâmetro de boa gestão ou de cidade segura, e por "coincidência" o governador e prefeito são da mesma sigla partidária.  

No inicio de dezembro fiz um artigo para o Jornal da Cidadania, jornal mensal que circula na cidade de Barra dos Coqueiros, o título do artigo é "Em 11 meses a Barra dos Coqueiros registra alto índice de violência em 2015". Parece que o governador que tem casa em Atalaia Nova não leu isso, ou não acompanha os noticiários. 

Segue artigo atualizado e editado (01/01/2016)


Foto: Canal de Informações da Barra dos Coqueiros 


Barra dos Coqueiros registra alto índice de violência em 2015, jovem sem acesso ao esporte e a cultura são as principais vítimas. 



Os dados apresentados pelos Mapas da Violência e pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública-SNISP mostram que a violência no Brasil apresenta níveis considerados epidêmicos. A ONU (Organização das Nações Unidas) classifica como violência epidêmica quando há mais de 10 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. 

O Brasil apresenta o dobro do aceitável pela ONU. A taxa de homicídio no Brasil é de 21,7% ocupando a 11ª posição entre os países mais violentos do mundo. A taxa de homicídios vária muito entre as regiões brasileiras, mas todas regiões estão acima do aceitável. A maior taxa está na Região Nordeste com 33,76 homicídios por 100 mil habitantes, seguida pela Região Norte, com 31,09. No Centro-Oeste a taxa também é relativamente alta, 26,26. Já as regiões Sudeste e Sul apresentam taxas menores, 16,91 e 14,36, respectivamente. 

Segundo SNISP (dados de 2013) na Região Nordeste o Ceará apresenta a maior taxa, 46,9, seguido por Sergipe com taxa de 45,0, ainda de acordo com o SNISP em seu relatório sobre a segurança pública, fala que os problemas de homicídios nesses dois estados são, sem dúvida, os mais graves. 

A taxa no Brasil em 2014 foi de 23,12% (estima-se 46.881 homicídios), enquanto em Sergipe foi de 48,9% com 1.086 mortes violentas, dados da SSP/SE. Já na Barra dos Coqueiros a taxa foi de 42,72% (12 homicídios, dados extraoficial) uma taxa bastante elevada para um município que está em pleno desenvolvimento urbano no estado de Sergipe. 

O que mais choca na violência de Barra dos Coqueiros é que a maioria das vitimas são jovens em idade economicamente ativa. Segundo o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013) no primeiro parágrafo do Art. 1º, define como Jovem, as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade. 

A taxa de jovens assassinados em Barra dos Coqueiros em 2014 foi de 112,13% (9 homicídios todos do sexo masculino),ou seja, dos 12 homicídios que aconteceu em 2014, os jovens representaram 75% das mortes. 

A ano 2015 fechou com números alarmantes de homicídios (parece que isso não tirou o mérito da medalha). A Barra dos Coqueiros registrou 19 mortes violentas (dados extraoficial) , sendo 10 jovens do sexo masculino. A taxa de homicídio para a Barra dos Coqueiros é de 66,25%. Um aumento de mais de 24% com relação ao ano de 2014. A taxa de homicídio de jovens em 2015 é de 122,05%, um aumento de quase 10% com relação ao ano anterior. A taxa foi calculada com base na população estimada de 2015 do IBGE. 

O Mapa da violência em Sergipe para os dados 2015 deixará a Barra em segundo lugar ranking, perdendo para cidade de Itabaiana que registrou mais de 70 homicídios, dados apresentado por noticiários de sites, a taxa da cidade do agreste sergipano deverá ser mais de 80%. 

Pra concluir o estado de Sergipe está um caos na segurança pública. E governo do estado mostra em suas propagandas de “ações” feitas em seu “novo” mandato que polícia prendeu mais do que nos anos anteriores, que tem mais polícias nas ruas, que o policial é bem remunerado, que as polícias tem equipamentos de ponta e etc.

Mesmo com tudo isso, solicitou apoio do governo federal, pedindo ajuda da Força Nacional para dar segurança aos municípios mais violentos do estado, entre eles está a Barra dos Coqueiros do "novo tempo".  




Aracaju está na 46ª posição no ranking das cidades mais violentas do mundo? Como, me explique?



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário