sábado, 1 de março de 2014

Ciclovia na Av. Canal 5, Conj. Augusto Franco.


Ciclovias de Aracaju, apenas um projeto paisagístico!

Não sei se as pessoas que projetam e constroem as ciclovias em nossa cidade tem algum tipo de intimidade com a bicicleta ou utilizam essas vias com curvas mal projetadas. Pelo que parece, não!

Trabalhador retornando pra casa
Foto tirada no dia 14 de fevereiro de 2014
A maioria das ciclovias de Aracaju ligam nada a lugar nenhum, só servem pra enfeitar as avenidas ou para que os moradores usem-a para fazer caminhada e corrida.

Os governantes do estado e do município falam tanto em mobilidade urbana, achando que abrir vias e construir viadutos é o ponto fundamental do projeto de mobilidade.

Bicicletas triciclos propaganda passando por fora da ciclovia por causa da base da placa de sinalização no meio da ciclovia da Avenida Canal 5
Foto tirada no dia 14 de fevereiro de 2014

Artigo 6º da Lei 12.587 - A Política Nacional de Mobilidade Urbana é orientada pelas seguintes diretrizes:

Inciso II - Prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de
transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado;

Como vou falar da ciclovia, vou deixar o transporte público para outro momento.

A bicicleta é um meio de transporte não motorizado e nos últimos anos vem sendo utilizada por trabalhadores e estudante da Região Metropolitana da Grande Aracaju como veículo no deslocamento de casa/trabalho/escola/faculdade. 

Placa de sinalização no meio da ciclovia da Avenida Canal 5
Foto tirada no dia 14 de fevereiro de 2014

Os ciclistas sergipanos pedalam em média 25 km por dia (baseando em minha própria experiência, nesse caso faço em média de 47 km por dia, e em conversa com alguns ciclistas), desses 25 km, 10 km são pedalados fora das ciclovias, dependendo da região esse número pode ser maior. O acesso a algumas ciclovias é muito arriscado, não há sinalização e nem ligação entre elas, como exemplo temos a Av. Tancredo Neves e Av. Heráclito Rollemberg, pra sair de uma e entrar na outra o ciclista espera em média 5 min para passar arriscando a vida. Em muitas vias de Aracaju as ciclovias só servem como parte de um projeto paisagístico, deixando a cidade com uma ar de sustentável, passando a ideia de uma cidade com pessoas de vida saudável. Temos pequenas ciclovias em parques e praças. A nova ciclovia que passa em baixo do viaduto do DETRAN e a ciclovia da Av. Beira Mar representam muito bem esse projeto paisagístico (ambiente agradável com muito verde, porém não oferece segurança para os ciclistas, são constantes os relatos de assalto, além de curvas muitos fechadas na avenida Beira Mar, que causam acidentes. 

Recentemente a prefeitura de Aracaju cobriu os canais das Av. Canal 4 e 5 do Conjunto Augusto Franco, Bairro Farolândia, transformando-os em área de lazer com equipamento de ginástica, calçada e ciclovia.

Percorri apenas parte da Av. Canal 5 (era caminho do meu destino), aproveitei pra ver como estava a ciclovia. Na parte em que pedalei, notei muitas irregularidades, pessoas caminhado, correndo e até vendendo alimento sobre a nova ciclovia. Até ai tudo "bem", até porque as pessoas não estavam no projeto.

O trecho pedalado foi entre a Rua Antônio Teixeira Gonçalves (próximo ao Gbarbosa) e Av. Beira Mar. Passando pela UNIT, muitos obstáculos como placas no meio da ciclovia, a imagem ao lado é uma delas. Além das placas, a ciclovia não tem nenhum tipo ligação para acessar a Av. Beira Mar, fato comum em muitas ciclovia de Aracaju, essa ciclovia poderia ter uma ligação com a da Av. Beira Mar, pois saindo dela, o ciclista tem que pedalar pela esquerda da rotatória Av. Murilo Dantas (próximo ao farol da Unit), mantendo-se nesta faixa até a Beira Mar.




A ligação dessa ciclovia iria favorecer muitos estudantes da Unit e aos moradores e trabalhadores do Bairro Farolândia. A ciclovia da Av. Canal 5 está prevista para ser entregue por esses dias, fazendo parte das comemorações do aniversário da cidade.

A falta de interligação entre essas ciclovias supracitadas deixou um ciclista vitimado, o ciclista Marcus Sérgio Reis, que felizmente sofreu apenas pequenas escoriações e danos matérias em sua bike apesar da imagem forte da cena do acidente.

"A continuidade da ciclovia entre a UNIT e a Av. Beira, tem que ser feita com urgência , muitos estudantes ciclistas são vítimas . Eu fui!" Escreve o Ciclista Marcos Sérgio Reis em rede social

Foto de Marcus Sérgio Reis após o acidente
Acidente aconteceu no dia 27 de fevereiro 2014

Sugestão

As placas deveriam está colocadas próximo ao meio fio ou no meio do canteiro central, evitando assim futuros acidentes, além disso a prefeitura poderia pintar um ciclofaixa até a Av. Beira Mar.

Veja mais duas imagens de obstáculos da nova ciclovia.



Placa de sinalização no meio da ciclovia e semafórico ocupando a ciclovia  da Avenida Canal 5
Foto tirada no dia 14 de fevereiro de 2014

Final da ciclovia da Avenida Canal 5 , sentido Oeste/Leste
Foto tirada no dia 14 de fevereiro de 2014

  



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