terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Assoreamento da foz do Rio Poxim.

Não estão vendo ou não querem ver.

O assoreamento é um fenômeno muito antigo e existe há tanto tempo quanto existem os mares e rios do planeta. O Assoreamento é um termo equivalente a "obstrução", só que comumente aplicado a cursos d'água, sendo um produto direto da erosão dos solos.

Muitos se preocupam com as nascentes dos rios e esquecem de todo seu trajeto até a foz.

Os governos são coniventes (falta de fiscalização) com a retirada das matas ciliares e a população é pouco instruída(ou não) quanto a importância dessas matas para manutenção do rio. O homem vem acelerando este antigo processo através dos desmatamentos,  desbarrancamentos e outras ações que acabam por expor as áreas à erosão, a construção de favelas em encostas que, além de desmatar, tem a erosão acelerada devido à declividade do terreno. 

Entre a elipse vermelha é visível o acumulo de areia na foz do Rio Poxim.
Foto tirada no dia 22 de dezembro da ponte que liga a 13 de Julho a Coroa do Meio.


Entre a elipse vermelha é visível o acumulo de areia na foz do Rio Poxim. na imagem acima dentro do circulo temos dois pescadores.
Foto tirada no dia 27 de dezembro da ponte que liga a 13 de Julho a Coroa do Meio.

O assoreamento não chega a estagnar um rio, ao contrário, provoca assim por dizer a sua fúria natural, pois o rio reclama seu leito que lhe foi tirado, como alerta Jorge Paes, o que costuma a mudar drasticamente seu rumo. O assoreamento pode acabar criando lagos em lugares não devidos, como os espaços urbanos.

A foz do rio Poxim tá tão assoreada que é possível  pescar no meio dela com a água no joelho.


Pescadores na foz do rio Poxim.
Foto tirada no dia 27 de dezembro da 13 de Julho.

Pescadores na foz do rio Poxim.
Foto tirada no dia 27 de dezembro da 13 de Julho.

O rio Poxim encontra-se na porção Leste do Estado de Sergipe, abrangendo parte dos Municípios de Itaporanga d'Ajuda, Areia Branca, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Aracaju. Recebe as águas dos rios Poxim-Mirim, Poxim-Açu e Pitanga (Revista Árvore). Com nascente no Povoado Cajueiro no município de Areia Branca (rio Poxim-Açu) e tem sua desemborcadora entre os bairros 13 de Julho e Coroa do Meio em Aracaju.

Acumulo de areia na foz do Rio Poxim.
Foto tirada no dia 22 de dezembro da Av. Beira Mar, bairro 13 de Julho

O rio Poxim além de ter sua vazão reduzida por conta do represamento das águas que irá abastecer a cidade de Aracaju pelos próximos 30 anos, sofre um grave processo de degradação( esgoto e lixo despejados), dos bairros que margeiam seu leito ao passar por Aracaju. São eles; São Corando, Inácio Barbosa, Sol Nascente e Santa Lucia, além de uma construção irresponsável na foz (aterro do rio) pela prefeitura de Aracaju. Também tem o processo natural de migração dos sedimentos(areia) pelo fluxos das águas do  rio Sergipe, tirando de uma região e levando pra outra, o que aconteceu no leito da praia do bairro 13 Julho e em outras áreas do leito do rio Sergipe.

Isso deve explicar o avanço do mar sobre a avenida Beira Mar!

Estou na luta com o Fórum em Defesa da Grande Aracaju contra o Aterro do Rio Sergipe


Atalaia Nova vista da 13 de Julho
Foto tirada no dia 22 de dezembro 
Essa postagem é pra expor minha preocupação, visto que a mudança de trajeto deste rio pode afeta outras regiões, a exemplo de Atalaia Nova.


Assuntos relacionados

Fórum em Defesa da Grande Aracaju contra o Aterro do Rio Sergipe
Do outro lado da 13


Twitter  -  Instagram

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Nada contra o tal Préca.


Campanha contra a ocupação da Avenida Beira Mar
Foto tirada em Fevereiro de 2013

Vou esclarecer uma coisa!

Não tenho nada contra esse tal de “precaju”, apenas sou contra o uso do espaço público para o interesse privado, espaço que era, e é usado para o lazer ou que serve para o trajeto casa/trabalho e trabalho/casa por centenas de aracajuanos que transitam pelas calçada e ciclovia da Av. Beira Mar que nessa semana começou a ser ocupada pelas estruturas dos camarotes. Bem, quem precisa usar esse trecho, arrisca a vida dividindo o pouco espaço que ainda sobra num pedaço da avenida, com os carros, motos e ônibus. 

Não sou contra os “foliões” que gostam de beijar nas bocas de desconhecidos ou conhecidos, que gostam de sofrer overdoses (sei lá de que), que gostam de trocar tapas e murros por conta de uma pisada no pé ou uma olhada estranha ou não, que gostam de ir para os hospital com ferimentos de facas ou com traumatismo craniano causado por uma queda do meio fio ou um empurrãozinho no bêbado chato.  

Nada contra quem transa nos banheiros químicos (isso pode até ser fetiche, vai saber), nas esquinas e nas ruas (motel lotado). Nada contra com quem "mija" na frente dos outros ou em si mesmo, com quem caga e limpa o rabo com a própria cueca. Por mim, quero que todos se divirtam da melhor maneira, mas sem prejudicar o outro.

Agora, querer que acredite que o "precaju" trás turista e gera emprego, é querer que eu seja otário. Porra, a festa é no verão, todos os turistas gostam do verão do nordeste, todos querem sentir o ar de uma cidade que já teve o título de “Qualidade Vida”. 

Ai eu pergunto:
- O "precaju" deu esse título pra cidade?
- Claro que não! 

O que deu esse título foram os hábitos saudáveis dos aracajuanos, que vão ficar esse mês de janeiro PROIBIDOS de praticar por conta de uma estrutura montada sobre a calçada e ciclovia, estrutura essa que vai ficar até fevereiro, isso mesmo FEVEREIRO. Dessa vez, eu acho, que vamos ficar menos de 70 dias. 

Vamos lá, uma férias normal tem 30 dias, com 30 dias o turista poderia conhecer os hábitos da cidade, mas o turista se limita a orla pra ter hábitos saudáveis (isso se tiver segurança), lembrando que Aracaju não tem só a orla como ponto turístico, ai vem os três dias de festa. Situação: o turista está na orla curtindo com seus familiares, quando de repente é assaltado, esfaqueado ou sequestrados, cadê a segurança? Tá no "precaju"!


A segurança pública é OBRIGADA a marcar presença nessa festa particular. OBRIGADA, pense num trabalho bom, deve ser maravilhoso, e se não baterem ponto na festa, vão responder processo administrativo. Ninguém da família poderá precisar de sangue dos policias que estão “escalados”, o ministério Público PROIBIU doação de sangue desses homens e mulheres que fazem a segurança (isso no precaju 2013).

"Aos policiais militares, foi recomendado que, caso sejam escalados pelo Comando, cumpram as escalas de serviço, ordinárias ou extraordinárias. Além disso, não devem doar sangue ou praticar quaisquer outros atos que pareçam legítimos, mas justifiquem ilegalmente a falta ao serviço nos dias do Pré-Caju e mascarem o real intuito de boicotar o policiamento ostensivo da festa, como forma de pressionar o Governo estadual a acatar reivindicações da categoria." Jornal de Sergipe

Sugestão: procurem um lugar longe, que não atrapalhe a vida dos outros, que não faça com que centenas de pessoas corram risco de vida. Copiem o ODONTO, longe de tudo e com segurança privada... Mas ai tem as blitz, desvio de ruas, transtornos novamente, mas deve ser menor que os do pré-caju.


Já que a galera gosta de correr atrás do trio, faz o seguinte, compre um terreno grande com milhares de metros quadrados, criem estacionamentos, façam uma pista circular de 5km e pronto! Taí o precaju. Festa privada num lugar privado!

E ai, Pré-caju pra quem?



Última manifestação (Bicicletada Aracaju - Massa Crítica) aconteceu no dia 27 de dezembro, sexta-feira.

Mais fotos sobre a manifestação -> BICICLETADA ARACAJU


E pra finalizar. O Funk da corrupção e má utilização da internet, feito a dois anos.













terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Pré-Caju pra quem ?

A micareta, Pré-caju, em 2011 completou 20 anos de festa.

A cidade de Aracaju no início desta festa (1991) tinha uma população de 402.341 habitantes, hoje, de acordo com o último censo tem 571.149 habitantes, um acréscimo de mais de 168 mil pessoas, que representa um aumento de 42% na população. Enquanto a frota de veículos em 1995 era de 46.957 veículos, em 2011 passou para 215.270 veículos, um acréscimo de mais de 168 mil veículos, que representa um aumento de 358% na frota. A cidade passou de 9 habitantes por veículos (a cada nove pessoas uma tem veículo), para 3 habitantes por veículos (a cada três pessoas uma tem veículo).


Horário de pico em uma avenida qualquer de Aracaju.
Foto tirada no mês de maio de 2011


MOBILIDADE

A mobilidade urbana foi e é o tema mais abordado nesse ano de 2013, devido ao fato do governo federal criar uma lei na qual a prioridade é a acessibilidade universal, o transporte público e transportes não motorizados : Lei 12.587 de 03 de janeiro de 2012.
"Art. 2º A Política Nacional de Mobilidade Urbana tem por objetivo contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana."
"Art. 6º A Política Nacional de Mobilidade Urbana é orientada pelas seguintes diretrizes: II - prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado; " 

Vamos ver que o pré-caju é uma afronta a mobilidade de ciclistas e moradores dos bairros da zona sul (Corroa do Meio, Atalaia e Farolândia).

O Pré-Caju e a mobilidade urbana
"É esse direito que é negado a boa parte da população aracajuana por mais de dois meses, período em que ocorrem a montagem, os dias de festejo e a desmontagem de toda a estrutura da maior festa privada da capital sergipana, o Pré-Caju." Blog do Paulo Victor Melo

MOBILIDADE 0 x 1 PRÉ-CAJU


Lojistas do entorno da avenida Beira Mar aprovam a permanência do pré-caju no local. Dos 268 entrevistados entre micro, pequenas e grandes empresas, dos diversos segmentos dos bairros 13 de Julho, Luzia, Coroa do Meio, Grageru, Jardins e Ponto Novo, pouco mais da metade (54,1%) querem que o pré-caju fique na Avenida Beira Mar.


E quanto aos moradores dos bairros da zona sul  (Bairros Coroa do Meio, Atalaia e Farolândia) ? Eles darão um arrodeio pelas Av. Hermes Fontes, Av. Heráclito Rolemberg e Av. Tancredo Neves para chegar em casa? Tudo isso por causa de uma festa particular? Que só atende a "Elite" dos bairros 13 de Julho e Jardins. A população dos dois bairros elitizado representam 2,43% da população aracajuana, enquanto os dos bairros prejudicados representam 11,80%. Porém a elite com 53% (menos de 4 mil pessoas) dos aracajuanos mais ricos, que ganham mais de 10 salários mínimos, moram na 13 de Julho e no Jardins. Esse poder aquisitivo deve influenciar na permanência da festa privada bancada com o dinheiro público nesse local. Nos outros bairros (Coroa do Meio, Atalaia e Farolândia) os trabalhadores que ganham até 2 salários mínimos, que na grande maioria usam o transporte público ou vão de bicicleta de casa/trabalho e trabalho/casa, são mais 21 mil pessoas representado 11% da população aracajuana nessa faixa salarial.


Estrutura dos camarotes sobre o calçadão e Ciclovia
Foto tirada em janeiro de 2013

Além disso, o pré-caju acontece no período do verão, muitos estão de férias, querem curtir o que Aracaju tem a oferecer, querem passear, pedalar e caminhar, mas o pré-caju por muitos anos atrapalhou o trajeto de muita gente que usava a Av. Beira Mar, isso antes da reforma da ciclovia e do calçadão. Depois da reforma e da revitalização do calçadão e da ciclovia, esse espaço atraiu mais adeptos à atividade física, principalmente no verão, todavia os camarotes eram montados com um mês de antecedência da festa e continuavam sobre a ciclovia e o calçadão um mês depois até serem desmontados. Os camarotes se vão e levam junto o verão.


Ciclistas fazendo manifestação contra o pré-caju
Foto tirada no mês de janeiro de 2013


Eram quase 70 dias do início da montagem dos camarotes até a desmontagem.
Foto tirada em no mês de janeiro de 2013

MOBILIDADE 0 x 2 PRÉ-CAJU

Em 2013 muitos atos contra a ocupação do espaço púbico para realização de uma festa privada aconteceu por um bom tempo, antes e após o término do pré-caju. O Fórum em Defesa da Grande Aracaju organizou diversos debates e alguns atos, dos quais fiz parte. Em outros atos organizados por ciclistas,  foram questionados a destinação do dinheiro público, sobre o espaço público e sobre os serviços públicos desviados para atender essa festa.



Ato organizado pelo Fórum em Defesa da Grande Aracaju
Foto tirada no mês de abril de 2013

Manifestante questiona destinação do dinheiro público 
Foto tirada em janeiro de 2013

É muito dinheiro público destinado a essa festa. "Segundo informou os representantes do Fórum, os recursos públicos que teriam sido destinados à ASBT foram aplicados até o exercício de 2010 graças a emendas parlamentares apresentadas ao orçamento da União por deputados federais e senadores. Somente na legislatura de 2007 a 2010 cinco deputados e um senador sergipanos apresentaram um montante de R$ R$ 13.440.000,00 em emendas parlamentares." Infonet.

Mas as mudanças quanto ao local da festa estão sendo discutidas -->  Entidades debatem mudanças para o Pré-Caju 2014.

SERVIÇO  PÚBLICO 0 x 1 PRÉ-CAJU


SEGURANÇA

Sobre as instalações dos camarotes, você viu que os camarotes são instalados sobre a ciclovias e calçadão e estão aprovados segundo a defesa civil municipal, CREA e MP.

Em 2013

"Representantes do Ministério Público Estadual (MPE), do Conselho Regional de Engenharia e Agornomia (CREA), da Defesa Civil Municipal e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realizaram a vistoria dos camarotes e arquibancadas do Pré-Caju... Durante a fiscalização, NENHUMA irregularidade considerada grave foi encontrada, e as instalações foram aprovadas pelos órgãos competentes."Infonet

Ai eu pergunto: como foi feita essa fiscalização? Vejam fotos retiradas da página Aracaju, Como Eu Vejo!

Acho que aqui não foi vistoriado
Foto da Página Aracaju, como eu vejo

Não entendo como uma coisa dessas não é vista ou é? Mas, não vista!
Foto da Página Aracaju, Como eu Vejo

SEGURANÇA 0 x 1 PRÉ-CAJU



Além disso a segurança pública do estado ( Policia Militar, Policia Civil e Bombeiros) e desviada para fazer a segurança dessa festa privada, deixando os 75 municípios e os 36 bairros de Aracaju (menos os bairros do entrono da festa) vulnerareis. Facilitando ainda mais à ação dos bandidos.

Serão punidos esses servidores públicos que não forem fazer esse segurança privada, os servidores que não querem deixar as cidades sem policiamento ou simplesmente estão de folga e não querem ser obrigados a trabalhar para ASBT ou estão afim de fazer uma boa ação(doando sangue). Eles serão acusados de INDISCIPLINA ou a comunicação os taxarão de FALTOSOS.

"Segundo informações passadas por um militar de lagarto, o comandante geral da policia militar teria destinado um ônibus para se deslocar até a cidade de Lagarto para que os PMs viessem para a segurança do Pré-Caju." AMESE
"Bombeiros são acusados de terem feito doações de sangue após receberem a notificação de que estariam escalados para o trabalho durante o Pré-Caju." Infonet
Ai a mídia diz que: PMs faltosos devem apresentar justificativas.

Os PMs são obrigados a prestarem serviços para empresários da folia?
Os policiais militares que estavam escalados para trabalhar durante o Pré-Caju, no período 17 a 20 de janeiro de 2013 e não compareceram, deverão apresentar as justificativas na próxima segunda-feira, 28, a partir das 8h no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG). Infonet


SEGURANÇA 0 x 2 PRÉ-CAJU

Bom, a segurança nos demais bairros, fora os do perímetro do pré-caju, e nas 74 cidades do estado estavam comprometidas, mas a festa tava "totalmente segura", até tinha novos equipamentos adqueridos pela SSP, para segurança pública e tal.

"A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), realiza o policiamento nas águas do Rio Sergipe desde a primeira noite do Pré-Caju 2013. A Subunidade vem trabalhando para evitar crimes às margens do rio, bem como afogamentos."  Infonet 
"A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através do Grupamento Tático Aéreo (GTA), está utilizando durante as noites do Pré-Caju óculos de visão noturna, conhecidos como NVG, que foram adquiridos pelo Governo do Estado após investimento de R$ 200 mil.
O equipamento é fabricado nos Estados Unidos da América e a polícia sergipana é a única no país a dispor da tecnologia. "Este equipamento já é utilizado pelas Forças Armadas do Brasil, mas a polícia sergipana é a pioneira no País a dispor desta moderna ferramenta"."SSP/SE

O governo do estado deu sua contribuição com a segurança das policias militar e civil e em 2014  o governo municipal vai disponibilizar a guarda para complementar ainda mais a segurança dessa festa que traz "turistas" e aquece a "economia". Sim a prefeitura de Aracaju, além da guarda irá dispor da limpeza, como faz todos os anos. É muito lixo gerado, além das músicas, como isso aumenta o número de subemprego para realizar a limpeza da festa.
"Garantir a limpeza e a conservação dos espaços públicos após cada dia de apresentação do Pré-Caju 2013. Este é o intuito da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) permite que logo no início da manhã a avenida principal e as ruas do entorno da festa já estejam devidamente limpas. Os 250 agentes de limpeza da Emsurb iniciam o mutirão de limpeza a partir das 6h da manhã durante os quatro dias de festa." Infonet

     
SERVIÇO  PÚBLICO 0 x 2 PRÉ-CAJU


Tudo isso respaldado nas leis municipal e estadual, qual é o interesse da politica nessa festa?

Em 1996, a ASBT (Associação Sergipana de Blocos de Trio) foi reconhecida como entidade gestora e organizadora do Pré-Caju através da Lei Municipal nº 2.465 de 25/11/1996. Depois disso, a mesma foi agraciada com o Certificado de Utilidade Pública Estadual por meio da Lei nº 2.503 de 07/07/1997.


TURISMO

Só sei que, desde o criador do Pré-Caju, aos governantes e políticos, a fala é uma só: essa festa traz turistas para Aracaju. Será? Não será o verão que traz os turistas para nossa cidade?


Todas as citações abaixo são do site do BRASILTURIS JORNAL
Para o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha, o Pré-Caju é um evento de suma importância para o turismo no Estado e um acontecimento que já se incorporou ao calendário cultural e turístico de Sergipe.

"O Pré-Caju hoje é a maior prévia carnavalesca do País e, consequentemente, atrai milhares de turistas, sendo uma oportunidade para demonstrarmos que os recebemos muito bem e mostrarmos que sabemos fazer grandes eventos, proporcionando assim muitos benefícios e desenvolvendo cada vez mais a economia do estado", afirmou o deputado Federal, Valadares Filho.

"O apoio logístico do governo de Sergipe demonstra a preocupação para alavancar o turismo no estado, são quatro dias da grande abertura do carnaval do Brasil, Aracaju se consolida como a maior prévia carnavalesca e estamos com a taxa de 100% de ocupação no setor hoteleiro, gerando emprego e renda", declarou Fabiano Oliveira.

"Essa festa já se tornou tradição como a prévia carnavalesca que significa o engrandecimento do turismo em Sergipe, a festa em si é animação, entusiasmo e alegria, ao mesmo tempo os turistas que vem para a festa conhecem as delícias que representam o estado de Sergipe", disse o senador Valadares.

Se traz turistas, por que eles não estão nas praias e não estão no centro? Por que eles não estão conhecendo a cidade? 
Já sei, são turistas que só querem beber a noite e dormir de dia. É isso né? Belos turistas essa festa traz para cidade...

O centro fechava cedo, era dado ponto facultativo pelos governantes, além disso pouco movimento nas praias durante festa.

"No final de semana do Pré-Caju, o movimento nas praias é tranqüilo na capital sergipana. Para os comerciantes, o faturamento costuma ser menor durante os dias da prévia" Infonet
Esse ano não haverá mais exclusividade de marca de bebidas (assim diz a lei para festa em espaços públicos). Quem ficava no "corredor da folia" era obrigado, pelo patrocinador da festa, a beber uma  marca que não queria, a tomar uma cola que não era da Coca. 

Projeto de Lei n° 167/2011 foi aprovado por unanimidade, no final do ano passado (2012), determinando a “ausência de exclusividade na comercialização de bebidas em eventos festivos públicos, particulares, bem como bares, restaurantes e similares”. Ou seja, eventos privados, como shows, também não poderão comercializar só uma marca, a partir do momento em que a lei entrar em vigor.
O artigo 4° da lei diz que o descumprimento da mesma implicará em diversos tipos de sanção, que vão da advertência oficial e por escrito, por ocasião da primeira incidência, à multa no valor de R$ 1 mil para cada produto vendido como exclusivo ou para cada reincidência. Jorna da Cidade

O projeto ainda aguarda a sanção da Prefeitura. 

No mais, o pré-caju acontecerá em 2014 e já está autorizado pelo prefeito João Alves.

"O prefeito João Alves Filho assinou na manhã do dia  11 de novembro, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, a autorização para a realização do Pré-Caju 2014". Prefeitura de Aracaju

Essa festa é considera a festa da família sergipana pelo governador Jackson Barreto.

Se essas  imagens representam sua família isso explica a decadência da família no Brasil, se não, parabéns o mundo tem salvação.

Para Jackson, a Passarela da Alegria é o nosso sambódromo, pois divulga o estado, fortalece o turismo e movimenta a geração de emprego e renda. “O Pré Caju torna Sergipe conhecido lá fora. É a festa da família sergipana”, concluiu.

Um dia qualquer no pré-caju


Um dia qualquer no pré-caju


Então fica claro que a população sergipana não é prioridade para os governantes e parlamentares.
Saúde, Serviços Públicos e Segurança DESVIADOS para atender uma festa privada. Assim como o pré-caju é "noticia Brasil a fora", o HUSE também é, e até mais.

Dinheiro público servindo ao interesse privado... HUSE sempre nos jornais para todo o Brasil ver como o sistema de saúde é precário em nosso estado... Para muitos servidores do estado, falta dinheiro pra comprar comida, o governo não paga nem o salário mínimo, mas não falta dinheiro para pré-caju!

Parabéns Governo de Sergipe...

Esse vídeo também serve para o Pré-caju




O que eu penso sobre a festa -> Nada contra esse tal Préca.

Maiores informação sobre o pré-caju: Sergipe contra a corrupção





sábado, 14 de dezembro de 2013

APL- Trilha em Capela-SE

No último domingo, 08 de dezembro, a turma do Aracaju Pedal Livre realizou uma trilha pelas estradas do interior da cidade sergipana de Capela.

Ciclistas entre o canavial  

Não irei contar historias sobre a trilha (há não ser que queiram) a sequência fotográfica fala por si.

Click para ver fotos -> FOTOS DA TRILHA EM CAPELA

Matéria completa, com mais fotos e vídeo da trilha é só clickar no Blog do Aracaju Pedal Livre 

Eu esperando a turma passar
Foto: Robson Almeida Santos

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Prefeitura de Barra dos Coqueiros X Manguezal

Sem Arrodeios  


No início deste ano,  mês de março pra ser especifico, caminhava na estrada velha em Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros-SE, para ver como estava o manguezal e ver se as águas do mar adentraram aquele ecossistema.

- Postagem que explica melhor minha preocupação com o Manguezal -> "Do outro lado da 13", mostra as consequências  deixadas pós Bairro Coroa do Meio, Aracaju.

A estrada velha: uma estrada que liga o povoado de Atalaia Nova ao centro da sede do município de Barra dos Coqueiros, sentido Norte/Sul, começa no final do Bairro Baixo (Barra dos Coqueiros) e tem fim na lateral da entrada do atual canteiro de obras do condomínio Alphaville em Atalaia Nova. Hoje a estrada não é tão utilizada (boatos dizem que é usada para o escoou de drogas e de foragidos), por conta da construção da Rodovia SE-100, que faz a mesma ligação, mas a SE-100 passa beirando as praias, dando um arrodeio para chegar ao centro do município.


Entrada da Estrada Velha no sentido Sul/Norte
Foto tirada no final do mês de março de 2013

Aproximadamente um quilômetro depois do início da caminhada me deparo com lixo acumulado na beira da estrada, dentro do mangue. Essa estrada é cercada por coqueiros e mangues! O lixo foi jogado dentro do mangue (não sei que loucura foi essa do cara que dirigia o caminhão). O lixo era doméstico recolhido das portas das residências do Bairro Atalaia Nova.


Estrada Velha cercada por mangues
Foto tirada no mês de setembro de 2012


Lixo doméstico acumulado na margem da estrada velha 
Foto tirada no dia 27 de março de 2013


Lixo doméstico acumulado na margem da estrada velha 
Foto tirada no dia 27 de março de 2013

Depois de presenciar todo aquele absurdo, postei nos grupos e página do facebook que tratam dos assuntos de Barra dos Coqueiros e Atalaia Nova. São eles: Eu Amo a Ilha (Barra dos Coqueiros)Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros/SE e Canal de Informações da Barra, Barra dos Coqueiros-SE, além da turma do REC EM AÇÃO fazer um vídeo.

Passaram-se algumas horas e os comentários sugiram, muitos acharam aquilo um absurdo, e que era um crime contra o meio ambiente, enquanto outros (puxa-sacos) disseram que não foi a prefeitura.

 - Perai...
Pergunta: Quem é responsável pelo recolhimento e destinação do lixo doméstico gerado pelo município de Barra dos Coqueiros?
Resposta: A prefeitura....

Segundo o IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal na Edição de número 13 do Manual do Prefeito:
"A prefeitura tem que realizar, direta ou indiretamente, a limpeza de vias e logradouros públicos, a remoção e o destino do lixo domiciliar e de outros resíduos de qualquer natureza."

Vídeo do REC EM AÇÃO - Lixo no Mangue. O vídeo aborda o assunto de forma bem humorada.
Assista e continue lendo...





Segue as matérias que mandei pro e-mail canal.da.barra@gmail.com que é da página Canal de Informações da Barra, Barra dos Coqueiros-SE.

Postagem no dia 27-03-2013

"Esse lixão está se formando nos fundos do condomínio ALPHAVILLE em Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros-SE. Além do lixão as áreas de manguezal são destruída."
Seria para especulação imobiliária? Enfim, o mangue é Área de Preservação Permanente (APP). Muito se discute pelo Brasil e pelo mundo a fora sobre preservação ambiental, parece que a Barra anda na contra-mão.
A ambição Cega os administradores."

Continuando...

"No Brasil, a Lei 4.771 de 15 de setembro de 1965 estabelece o mangue como Área de Preservação Permanente (APP), e a Resolução CONAMA N.º 369 de 28 de março de 2006 estabelece que as áreas de mangue não podem sofrer supressão de sua vegetação ou qualquer tipo de intervenção, salvo em casos de utilidade pública." INFONESCOLA

Não satisfeito só em jogar lixo no mangue, querendo transformar-lo em lixão, dias depois da postagem os responsáveis pela coleta e destinação do lixo, além de despejar mais lixo, tocaram fogo. Mas, acho que minha indignação chegou aos ouvidos do prefeito quanto ao lixão formando dentro do mangue.

*BREVE DIÁLOGO (FICTÍCIO)*

Enquanto isso em uma cidade qualquer do litoral norte de Sergipe... 

Prefeito: Rapaz o que foi que você fez?

Funcionário: Depois eu ia recolher chefe! É que o local de destino do lixo fica longe eu tava com muita dor de barriga.

Prefeito: Dê um jeito naquilo logo antes que acionem o MPE!

Funcionário: Faço o que?

Prefeito: Sei lá, toca fogo! Só sei que não quero saber de problemas pra mim.


Postagem no dia 01-04-2012 , o texto foi adaptado para que os leitores não achem que sou um cara de pavio curto.    

"Estou estarrecido com essa palhaçada da prefeitura de Barra dos Coqueiros (PMDB), estão limpando tudo, deixando tudo limpinho para os turistas verem. Pegam todo lixo e jogam no Mangue. A prefeitura além de queimar o dinheiro público com festa de queima de Judas (Estado Católico), estão tocando FOGO no lixo tirado de Atalaia Nova e jogado no mangue que fica atrás do Alphaville na borda da estrada velha... Muita falta de consciência com a natureza, falta de compromisso com as futuras gerações."


Lixo sendo queimado
Foto tirada no dia 30 de março de 2013


Lixo sendo queimado
Foto tirada no dia 30 de março de 2013

Depois de toda violência contra o meio ambiente. O lixo foi queimado (diminuindo o volume para ser recolhido) e depois foi recolhido, deixando um vazio no local.


Cinza do lixo queimado
Foto tirada no dia 04 abril de 2013
Depois da retirado do lixo pela prefeitura, era visível os troncos de coqueiros e o entulho do lixo remexido. A área de manguezal destruída, não voltará ao estado anterior tão cedo.

Espaço deixado pelo recolhimento das cinzas e do lixo
Foto tirada no dia 06 abril de 2013

Logo abaixo foto recente do espaço, a vegetação anterior não se recuperou, no lugar a vegetação é composta por pé de mamonas, mata-fome e cansanção.

O mangue não faz mais parte da vegetação 
Foto tirada no dia 31 de novembro de 2013

Se ninguém tivesse denunciado esse absurdo, o local hoje seria um lixão, pois existiam crianças indo catar lixo.


Crianças catando lixo no local
Foto tirada no dia 02 de abril de 2013

Além desse crime de jogar lixo no mangue, a prefeitura autorizou o corte de  mangues que ficavam no riacho próximo a Praça Luiz Gonzaga.

Segundo informações, as árvores foram retirada para facilitar o escoamento das águas pluviais, porém, como já foi postado aqui nesse blog, as águas não estão saindo do mangue. A água da chuva está acumulando dentro do mangue, por conta do assoreamento da foz do riacho. Veja --> Lutas do Fórum


Mangues cortados
Foto tirada no dia 05 de maio de 2013

Riacho morto
Foto tirada no dia 20 de novembro de 2013

O Manguezal de Barra dos Coqueiros agradece à administração do Prefeito Airton Martins (PMDB), pelo belo trabalho de degradação ao meio ambiente. 






sábado, 7 de dezembro de 2013

Fórum em Defesa da Grande Aracaju contra o Aterro do Rio Sergipe


Desde de já agradeço todas as pessoas que vem aqui em meu blog.

Vamos lá... Bom, como todos já sabem a turma do Fórum em Defesa da Grande Aracaju está em uma luta acirrada contra os interesses da prefeitura de Aracaju, que é de invadir, ocupar, destruir parte do leito do Rio Sergipe, simples e puramente por motivação politiqueira, o prefeito João Alves não está se importando com os danos e consequências futuras que isso irá causar. Temos danos causados por conta de outra obra de João Alves (Construção do bairro Coroa do Meio), as consequências estão se mostrando agora com o Assoreamento de alguns riachos localizados ao lado de Barra dos Coqueiros. Por falar em Barra dos Coqueiros, a prefeitura e a câmara de vereadores não se posicionaram em relação a esse tema, até parece que eles não estão se importando com tais consequências ou simplesmente não querem ter conhecimento por conta do trabalho que isso vai dar. De qualquer forma muitos estão cientes, pois isso já foi apresentado em TV aberta.  Está marcado para o dia 10 de dezembro uma audiência, na qual representantes do Fórum iram apresentar a problemática de tal obra. Vamos aguardar pra ver no que isso vai dar.

O Fórum então convidou a todos os sergipanos (sejam ambientalistas ou não) para uma reunião que aconteceu no dia 14 de novembro do corrente ano. Tal reunião iria discutir e organizar medidas para alertar a população sobre as consequências da obra, além de cobrar das autoridades responsáveis pelo Meio Ambiente que inviabilize a continuação da obra até que seja realizado o estudo de impacto ambiental.

A reunião aconteceu na Central Única dos Trabalhadores (CUT), contou com a presença de representantes do: Movimento Popular Ecológico (MOPEC); a Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo (ADCAR); a Associação dos Moradores do Bairro América (AMABA); o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Sergipe (SINDIJUS); o Instituto Sílvio Romero; o Instituto de Cidadania e Meio Ambiente; o Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (MOTU); o Ciclo Urbano; o Coletivo Seja Realista, Exija o Impossível; o Movimento Não Pago. Ainda participaram o Vereador Doutor Emerson (PT), o Vice-Prefeito da Barra dos Coqueiros, Cláudio Barreto (Caducha) (PT); Rafael Pereira, representando o mandato da deputada Ana Lúcia (PT); a ex-candidata a prefeita de Aracaju, Vera Lúcia (PSTU); representantes do PSOL e estudantes universitários.


Reunião que aconteceu no dia 14/11/2013
Foto: Emanuel Rocha 

A partir dessa reunião foi tirada uma comissão que ficou responsável de marcar reuniões com a justiça, órgãos públicos ligados ao meio ambiente, Câmara de Vereadores de Aracaju e Assembléia Legislativa de Sergipe. 
Algumas audiências aconteceram e outras ainda estão para acontecer. Também foi marcado um ato para o dia 24 de novembro, às 06:00 da manhã em  frente ao canteiro de obras.


Manifestantes impedindo a entrada de caminhões com pedras. 24/11/2013
Foto tirada do álbum de José Firmo. 

O ato a principio ficou concentrado na entrada do canteiro de obra, nota-se na foto. A mídia local compareceu e fomos ouvidos por boa parte da população que escuta a rádio pela manhã. Porém outros seres que se dizem  repórter falaram e escreveram que a manifestação estava atrapalhado o trânsito da avenida Beira Mar. Não sei onde o cara comprou o diploma, mas os manifestantes ficaram o tempo todo na entrada ou dentro do canteiro de obra de forma nenhuma o trânsito foi obstruído para ganharmos visibilidade, pois a obra por si só já é um monstro.

Manifestantes impediram os trabalhos dos tratores naquela manhã. A obra foi ocupada pelos ambientalistas para impedir que continuassem, a policia foi chamada para retirar os manifestantes do local.


Ambientalistas levantado a faixa de luto pelo Rio Sergipe no meio da obra
Foto tirada no dia 24 de novembro de 2013 

Depois do ato do dia 24, foi convocado outra reunião para avaliar e analisar o ato. A reunião aconteceu no dia 28 de novembro. Nela foi apresentado o projeto de "Defesa Litorânea da Praia 13 de Julho" por Guilherme (morador de Barra dos Coqueiros). 

Reunião de avaliação e apresentação do projeto de "Defesa Litorânea da Praia 13 de Julho" 


 Logo abaixo segue imagens "Projeto"



Projeto de "Defesa Litorânea da Praia 13 de Julho"
Foto tirada da última reunião do fórum no dia 28 de novembro de 2013


Projeto de "Defesa Litorânea da Praia 13 de Julho" 
Foto tirada da última reunião do fórum no dia 28 de novembro de 2013

Depois das apresentações e das análises, foram marcados uns dias de panfletagens e também uma audiência na câmara de vereadores de Barra dos Coqueiros que seria dia 04 de dezembro, terça-feira, adiada por conta da falecimento do Governado de Sergipe. A audiência ficou pra dia 10. E também ficou agendada uma visita a Atalaia Nova observar como estavam as coisas do outro lado. Por falar em outro lado, quem não leu, leia "Do outro lado da 13", fala sobre as consequências deixadas pela obra do bairro Coroa do Meio.

A visita à Atalaia Nova aconteceu no sábado, dia 30 de novembro. Eu e Aline Medeiros Encontramos na Praça Luiz Gonzaga Flavio Marcel, Rodrigo Machado e Rafael Pereira e seguimos pra Orla. Observamos os estragos deixados pelo mar e os reparos feitos pelo homem, reparos estes em apenas alguns trechos, que por coincidência é onde se localiza a casa do atual governador.


Asfalto e areia retirados pela força das águas.
Foto tirada no dia 30 de novembro


A pista termina próximo a bar Zé da Ilha.
Foto tirada no dia 30 de novembro


A pista e as pedras de proteção  da Avenida Oceânica só vão até proximidades do Bar Zé de Ilha, deixando mais ou menos 300 metros sem nenhuma segurança e totalmente expostos as forças do mar.

Deixando de lado a parte urbana, fomos ver as consequências deixadas no ecossistema manguezal (que por sinal to devendo uma matéria sobre a cagada que o prefeito da Barra permitiu que fosse feito no Mangue).

assoreamento da foz dos riachos era muito preocupante, pois os mangues não estavam recebendo água do mar, além disso, quando chegar as chuvas, as águas não vão sair dos mangues, podendo causar sérios riscos a saúde pública. 

Visita ao Mangue de Atalaia Nova. Na foto estão Rafael Pereira, Rafael Barbosa e Rodrigo Machado
Foto tirada por Aline Medeiros 30/11/2013


Foz do principal riacho de Atalaia Nova assoreada
Foto tirada no dia 30 de novembro durante a visita 


Foz do principal riacho de Atalaia Nova assoreada
Foto tirada no dia 30 de novembro durante a visita 

Nas duas fotos acima vimos que logo em frente à foz do riacho de Atalaia Nova fica o bairro 13 de Julho e a foz do rio Poxim. O aterramento como o prefeito quer fazer vai surtir efeitos negativos. 

Nas imagens abaixo nota-se que o acúmulo de areia nos manguezais mata a vegetação do mangue, isso vem acontecendo também com os mangues da 13 de Julho.


Foz do principal riacho de Atalaia Nova assoreada
Foto tirada no dia 30 de novembro durante a visita 



Mangue com água doce e galhos secos
Foto tirada no dia 30 de novembro durante a visita 

No dia seguinte, domingo, dia primeiro de dezembro de 2013, aconteceu o 5° Passeio Ciclístico Contra a Corrupção. Nós do Fórum fomos lá fazer panfletagem e conversar com os participantes do passeio.

Rodrigo Machado publica em sua rede social:

"Fórum de Defesa da Grande Aracaju presente no 5ª passeio Ciclistico. Fizemos uma panfletagem produtiva, levando a informação e conhecimento da nossa causa do aterro do rio Sergipe à população. Presentes na panfletagem o companheiro Lizaldo Vieira Santos, Rafael da Barra dos Coqueiros e Rodrigo Machado."


Rodrigo Machado panfletando no 5° Passeio Ciclístico Contra a Corrupção 
Foto tirada por Aline Medeiros 01/12/2013


Rafael Barbosa panfletando no 5° Passeio Ciclístico Contra a Corrupção 
Foto tirada por Aline Medeiros 01/12/2013

Panfleto distribuído no 5° Passeio Ciclístico Contra a Corrupção
Foto tirada no 1° ato contra o aterro do Rio Sergipe 24/11/2013

Na segunda-feira, 02, Eu e Rodrigo estávamos panfletando na UFS não tivemos muito sucesso, por conta do pouco público devido à suspensão das aulas em luto a morte do governador.

As obras continuam a todo vapor, as pedras já se emendaram com parte da calçada fora do cercado. Sergipe, terra sem leis ambientais.


Pedras da obra da 13 de Julho encostada na mureta fora do cercado.
Foto tirada dia 04 de dezembro de 2013

Por fim texto retirado do Canal da Barra

O povo de Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros-SE vai esperar o mar bater na porta das casas pra acorda?

A cada dia que passa a prefeitura de Aracaju através da CELI joga pedras dentro do leito do Rio Sergipe.

A população da Barra dos Coqueiros e os dirigentes do município estão esperando o que para tomar uma atitude quanto a obra da 13 de Julho. O Forum em Defesa da Grande Aracaju está na luta contra esse crime ambiental junto com a turma da Barra que esta sendo representada pelo Coletivo Sejam Realistas, Exijam o Impossível.


Pedras jogadas no leito do Rio Sergipe ao fundo Torre de Atalaia Nova
Foto tirada no dia 24 de novembro de 2013

Atualizando as lutas do Fórum em Defesa da Grande Aracaju  13-12-2013

Na última terça-feira,10, o Fórum marcou presença na Câmara de Vereadores de Barra dos Coqueiros.



José Firmo apresento as consequência para a Barra por conta do aterramento do rio Sergipe.
Foto: Michel Felipe 


Assuntos relacionados
Assoreamento da foz do Rio Poxim.
Do outro lado da 13


Eleições 2020 - Candidaturas - Prazos - Documentos - Papel do Cargo

Imagem: TSE Quem vai disputar as eleições em 2020? Primeiro, para participar de uma eleição como candidato no Brasil, você deve está filiad...