terça-feira, 9 de setembro de 2025

Desafio Intermodal 2025

 Desafio Intermodal 2025: Avanços e Desafios na Mobilidade de Aracaju






Desafio Intermodal 2025: Mobilidade de Aracaju em Debate


Aracaju se prepara para mais uma edição do Desafio Intermodal, que acontece no dia 18 de setembro de 2025, em pleno horário de pico. A concentração será às 17h30, na Praça Fausto Cardoso (em frente ao Museu Olímpio Campos), e a largada oficial às 18h, com destino ao Teatro Tobias Barreto/DIA, num percurso entre 5 e 7 km.

O evento, que já faz parte da agenda da mobilidade urbana da capital, tem como objetivo comparar a eficiência dos diferentes meios de transporte no deslocamento urbano, avaliando não apenas o tempo gasto, mas também fatores como custo, conforto, impacto ambiental e segurança.


17 anos de história em Aracaju


O Desafio Intermodal acontece em Aracaju desde 2008, promovendo um raio-X sobre a mobilidade urbana da cidade. Contudo, o trajeto específico entre a Praça Fausto Cardoso e o Teatro Tobias Barreto passou a ser adotado em 2012, permitindo a construção de uma base de dados consistente ao longo dos anos.


A grande aposta: os corredores de ônibus


Nos primeiros desafios realizados neste percurso (2012–2018) pela organização Ciclo Urbano, o ônibus sempre figurou entre os modais mais lentos. Com a implantação dos corredores exclusivos, a expectativa para este ano é de uma redução radical nos tempos de viagem, tornando o transporte público finalmente competitivo em relação a outros meios.

O desafio que persiste: a bicicleta sem proteção
Em contrapartida, a bicicleta, embora eficiente e ágil, continua sendo utilizada em condições inseguras. O modal deve novamente se destacar pelo bom tempo de deslocamento, mas permanece dependente da coragem da pessoa em bicicleta diante de um trânsito hostil e da falta de infraestrutura adequada.

Comparativo histórico


Bicicleta: entre 13 e 18 minutos (2012–2015); previsão 2025: 15 a 20 minutos. Modal estável e eficiente, mas vulnerável.

Ônibus: entre 35 e 50 minutos; previsão 2025: 18 a 25 minutos. Deve apresentar a maior melhoria, graças aos corredores exclusivos. Carro: entre 25 e 40 minutos; previsão 2025: 30 a 50 minutos. Estagnado, continua sendo afetado pelo congestionamento. Moto: entre 12 e 16 minutos; previsão 2025: 12 a 18 minutos. Mantém agilidade, mas sujeito ao tráfego mais intenso. Caminhada: entre 50 e 65 minutos, sem alterações significativas ao longo dos anos.

Conclusões esperadas

A bicicleta deve disputar a liderança em tempo com a moto, reforçando sua eficiência. O ônibus deve apresentar a evolução mais positiva, comprovando a eficácia da implantação dos corredores.
O carro permanece como a pior opção, considerando tempo, custo, estresse e impacto ambiental.
“Os dados históricos não mentem: investir em transporte coletivo funciona. Mas também deixam claro que Aracaju precisa avançar em infraestrutura para quem se desloca de forma saudável. A bicicleta é rápida não por causa da prefeitura, mas apesar dela”, afirmam os organizadores.

O Desafio Intermodal 2025 é organizado pela Bike Anjo Sergipe, em colaboração com a ONG Ciclo Urbano, e contará com a participação de voluntários que representarão os diferentes modais.

Regras

Todos os participantes deverão respeitar as leis de trânsito regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro, como também as leis municipais de velocidade, sendo a velocidade máxima de 60 km/h em avenidas e 40 km/h em vias locais.
O tempo computado será o deslocamento completo da pessoa e não do modal. Portanto, será levado em conta o tempo que a pessoa leva até o modal e o tempo que ele perderá para estacionar o veículo, por exemplo.

O ciclista desmontado se equipará a um pedestre, sendo a bicicleta o único veículo que não será necessário estacionar. Os pedestres terão que atravessar na faixa, a não ser que ela esteja a mais de 50 metros de distância ou não exista. Nesse caso, segundo o art. 69 do CTB, ele poderá atravessar no local que considerar mais seguro. O pedestre corredor terá que correr na calçada, caso isso não seja possível, será tolerado que ele use a rua.






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