quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ciclovias da Grande Aracaju - Aracaju - Avenida Heráclito Rollemberg


Ciclovia da Heráclito Rollemberg 
Foto tirada no dia 29 de março de 2014 por Aline Medeiros 


No dia 09 de Agosto de 2006 foi inaugurada a ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg, segundo matérias publicadas naquele ano, a ciclovia tinha 3 km de extensão (acho que foram somados ida e volta). Essa ciclovia foi a segunda entregue pelo ex-prefeito Edvaldo Nogueira. 
"O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, inaugurou a nova ciclovia da avenida Heráclito Rollemberg. Com 3 km de extensão, a pista interliga a entrada do bairro Santa Maria aos mercados municipais e à saída para Nossa Senhora do Socorro através das avenidas Tancredo Neves e Rio de Janeiro, de onde os ciclistas podem seguir com segurança pelas avenidas São Paulo e Coelho e Campos." NE Noticias
Só foi entregue. Depois de uma foto e outra, ficou lá mais uma ciclovia jogada, porque de lá pra cá a ciclovia está totalmente abandonada e a atual gestão, do prefeito João Alves, aumentou e reabriu os retornos antes bloqueados e depois de abrir, bloqueou outra vez (não entendi foi nada). Tal atitude de reabrir e fechar foi feita sem se preocupar com o acabamento da ciclovia (acho que era pra acabar com a ciclovia) e nem com a segurança do ciclista, deixando verdadeiras armadilhas. Além disso a ciclovia tem uma ligação com a ciclovia da Rua João Batista Machado, que liga à ciclovia da Avenida Gasoduto no Conj. Orlando Dantas. A ciclovia da Rua João Batista serve apenas como estacionamento, não permitindo a circulação de ciclistas (em outra postagem falo sobre essa rua). 

Vista do inicio da avenida Heráclito Rollemberg e do terminal do DIA
Foto tirada no dia 29 de março de 2014

A metodologia para aferição do tamanho (Km) da avenida e da ciclovia foi feita através do velocímetro (ciclo computador) da minha bicicleta, que foi zerado no inicio da avenida e da ciclovia estudada. O trajeto foi percorrido no sentido norte-sul, iniciando a partir do Viaduto do D.I.A.

A avenida Heráclito Rollemberg tem inicio após o viaduto do D.I.A (viaduto Jornalista Carvalho Déda), mas a ciclovia só tem inicio depois de 195 metros da avenida. O ciclista que vem da Av. Adélia Franco, vem pela faixa da direita beirando a calçada que é muita esburacada e tem muitas ondulações oriundas da borra de asfalto. Os ciclistas têm que passar pra faixa da esquerda antes de cruzar o viaduto, para seguirem com "segurança" e continuarem pedalando até a ciclovia, passando do ladinho do muro do terminal do D.I.A. 


Ciclistas na faixa beirando o terminal do DIA na faixa da esquerda.
Foto tirada no dia 29 de março de 2014

Depois de passar pelo terminal, o ciclista tem que ficar atento para ver se nenhum ônibus vai entrar ou vai sair, pois, após o terminal tem uma rotatória exclusiva para entrada e saída de ônibus, nessa rotatória é que começa a ciclovia para quem vai aos bairros da zona sul.

Inicio da ciclovia.
Foto tirada no dia 29 de março de 2014 por Aline Medeiros 
Nesse dia foram feitos alguns flagrantes: primeiro a de um ciclista que estava seguindo para a ciclovia da Av. Tancredo Neves. O ciclista saiu da ciclovia da Heráclito no momento em que um ônibus iria entrar no terminal do DIA, ele ia atravessar e ir até a calçada ou pedalar na contramão pela direita (tal atitude coloca a vida dele e de outros em risco).

 "Mudando de assunto, mas continuando no mesmo."
Para entrar na ciclovia da Tancredo, o ciclista tem que percorrer a calçada da CODISE até o posto de combustível e esperar em média 10 minutos, para passar arriscando a vida para subir na ciclovia da Tancredo, e se o ciclista vem no sentido oposto, corre os mesmos riscos saindo da ciclovia da Tancredo, percorrendo na calçada ou dividindo a Avenida com os carros, ônibus e motos, para entrar na ciclovia da Heráclito.

Em outro momento um ciclista que saia da ciclovia seguia pela Heráclito na faixa da esquerda.
Duas cenas do cotiano.


Ciclista em risco
Foto tirada no dia 29 de março de 2014 por Aline Medeiros 

Ciclista percorrendo a calçada da CODISE levando um adolescente no quadro
Foto tirada no dia 05 de abril de 2014 

Ciclista percorrendo a calçada da CODISE
Foto tirada no dia 05 de abril de 2014 

Ciclista pedalando na faixa da esquerda avenida Heráclito Rollemberg
Foto tirada no dia 29 de março de 2014 por Aline Medeiros 

Os ciclistas que vão ou veem da Av. Tancredo Neves criaram uma entrada e saída alternativa, pois a entrada e saída do desenho da ciclovia leva o ciclista a pedalar na avenida Heráclito Rollemberg, Av. Adélia Franco ou Rua F, ou seja, a ciclovia não se liga a nenhuma outra e não deixa os ciclistas em situação de segurança (um dos defeitos das ciclovias de Aracaju).

Entrada e saída da ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg
Foto tirada no dia 29 de março de 2014 por Aline Medeiros 

Entrada e saída da ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg
Foto tirada no dia 29 de março de 2014

Estamos apenas começando, estamos no inicio da ciclovia.

A avenida Heráclito Rollemberg tem ao total 6.245 metros, a ciclovia ocupa 27% (1.700 metros) desta avenida, fica faltando 1.300 metros para completar os 3 km do projeto apresentado pelo ex-prefeito. A ciclovia começa após 195 metros do inicio da avenida e termina na rotatória do cruzamento com rua João Batista Machado, deixando os ciclistas percorrerem 4.350 metros de uma avenida perigosa até a ciclovia da avenida Beira Mar (a Heráclito termina no cruzamento com a Beira Mar), ou o ciclista vai pela rua João Batista pela direita e não pela ciclovia (a ciclovia nessa rua serve como estacionamento).

Percorrendo a ciclovia fica evidente o abandono, tem muitas partes remendadas com asfalto, cimento e areia, além de muitos buracos e agora com os desníveis e barreiras (quebra-molas) promovidos pela atual gestão, que podem causar quedas para os desavisados. A ciclovia tá parecendo um circuito de mountain bike, cheia de obstáculos. A noite o risco fica ainda maior, a ciclovia é mal iluminada, chegando a ter trecho sem nenhuma iluminação, e as árvores servem de esconderijo para meliantes, além dos obstáculos citados.

Quando chega na ponte de acesso ao bairro São Conrado, a ciclovia tem uma única passagem para os ciclistas que vão. Os que vem sentido sul-norte, dividem a pista com os veículos ou pedalam na contramão da ciclovia de passagem única.


Ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg
Foto tirada no dia 29 de março de 2014 por Aline Medeiros 

Ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg, retorno aberto
Foto tirada no dia 29 de março de 2014 por Aline Medeiros 


Ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg, retorno fechado novamente.
Foto tirada no dia 05 de abril de 2014

Ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg, ampliação dos retornos
Foto tirada no dia 29 de março de 2014 por Aline Medeiros 


Ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg
Foto tirada no dia 29 de março de 2014

Ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg
Foto tirada no dia 29 de março de 2014

Ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg
Foto tirada no dia 29 de março de 2014
Ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg
Foto tirada no dia 29 de março de 2014

Ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg
Foto tirada no dia 29 de março de 2014 

Ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg
Foto tirada no dia 29 de março de 2014

Ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg, ponte de ligação de acesso a bairro São Conrado 
Foto tirada no dia 29 de março de 2014

Ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg
Foto tirada no dia 29 de março de 2014  
Cruzamento que determina o fim da ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg
Foto tirada no dia 29 de março de 2014
Ligação da ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg com a Rua João Batista Machado, no conj. Orlando Dantas, São Conrado.
Foto tirada no dia 29 de março de 2014 
Ciclovia da Av. Heráclito Rollemberg trecho totalmente escuro
Foto tirada no dia 05 de abril de 2014 

Ciclistas na Av. Heráclito Rollemberg, percorrendo entre os 4.350 metros sem ciclovia
Foto tirada no dia 29 de março de 2014

Visto essa última imagem, na qual tem dois ciclistas pedalando na Avenida Heráclito Rollemberg, quem pedala todos os dias por essa via imagina que bom seria a possibilidade de ter uma ciclovia no canteiro central dessa avenida. O canteiro é largo e se estende do DIA até o cruzamento com a Avenida Hildete Falcão Batista no bairro Atalaia. Além disso tem outra coisa que não sei porque não foi feito ainda: a ligação da ciclovia da Beira Mar, bairro Atalaia até a praça da Bandeira bairro Cirurgia, passando pela Av Heráclito Rollemberg, Av. Adélia Franco e Hermes Fontes.

Se isso acontece, além de oferecer segurança para os ciclistas, Aracaju teria mais vida e os ciclistas dos bairros São Conrado, Santa Maria e adjacências, teriam uma opção segura para ir ao trabalho/escola/faculdade/casa. Seria um passo para fazer com que Aracaju se tornasse uma cidade da "Qualidade de Vida" de verdade. Muitos querem pedalar e usar a bike como veiculo, deixando o transporte coletivo de lado, mas não sentem segurança dividindo a pista com automóveis.

Construir viadutos e alargar avenidas são medidas paliativas!  Pois só resolvem o agora, amanhã tem que ser feito outra coisa para resolver o problema do trânsito. A cidade e a população crescem, e nada é pensado a longo prazo, não se pensa em melhorar o transporte público ou só pensam e nada mais. Vejo com desconfiança certas obras dos governos, que só servem para desviar dinheiro público (seja com superfaturamento ou publicidade) e não resolvem NADA. 

Abaixo uma imagem do canteiro central da Avenida Heráclito Rollemberg. 


Canteiro central da Av. Heráclito Rollemberg
Foto tirada no dia 29 de março de 2014


Avenida da Heráclito Rollember tem 6.245 metros
Inicio da ciclovia 195 metros após o viaduto
Comprimento da ciclovia 1.700 metros
Trecho sem ciclovia 4.350 metros após o fim da ciclovia.
Total de trecho sem ciclovia 4.545 metros


Poderia  ter falado sobre "Caju Bike", mas já tem muita gente falando desse tema. Apenas vou deixar uma provocaçãozinha sobre isso.  Podem conferir sobre o tema no site Ciclo Urbano

O projeto é bom, faz com que alguns aracajuanos (desde que tenha o aparelho com a tecnologia para usar o aplicativo) pedalem mais. Eu por exemplo não poderia usar as bicicletas do Caju Bike. O projeto é bom, porém é de exclusão. 

Até o momento, pelo que andei lendo, as bicicletas estão servindo exclusivamente para o lazer, passeio na Orla. Falta mais vontade politica para melhorar as ciclovias existentes, ampliar e interligar toda a malha da Grande Aracaju.


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