segunda-feira, 21 de abril de 2014

Grupo Eu Amo a Ilha (Barra dos Coqueiros)

Do surgimento e decadência

Segunda capa do grupo
Imagem montada por mim


O grupo do facebook "Eu Amo a Ilha (Barra dos Coqueiros)" foi criado no final do mês de agosto de 2011 por José Carlos Góes Montalvão, ex-radialista do programa "Hora da Verdade", programa que passava ao meio-dia na rádio comunitária (de Lanya Ribeiro) da Barra dos Coqueiros. Mas, antes de criar o grupo e de entrar no facebook, Montalvão era um twitteiro ativo, que sempre interagia com seus amigos, políticos e jornalistas.

No ano de 2011, apresentei a Montalvão o facebook como uma ferramenta melhor do que o twitter, pois o facebook tem a possibilidade de postar fotos e de escrever textos com mais de 140 caracteres, além disso poderia interagir com mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem perder o foco. Apresentei todas as funções e ferramentas oferecidas pela "nova rede". Nesse ano o facebook teve um "Boom" no Brasil, bem aceito por brasileiros, muitos migraram do orkut. 

O grupo, no inicio, tinha entre seus membros apenas duas pessoas: o criador (que não sabia mexer em nada) e a senhorita Lê Ru. Mas antes de criá-lo, Montalvão já havia me falado qual seria proposta do grupo, que seria para debater sobre os problemas de Barra dos Coqueiros. Quando boa parte da população esclarecida teve acesso ao grupo, ele foi bastante pautado no programa "Hora da Verdade" (naquela época a situação era outra ou seria oposição a situação da época?), mostrando as mazelas do município, que ainda persistem.

Topei ajuda-lo, com isso peguei o facebook de Montalvão e me adicionei ao grupo, logo em seguida tornei-me administrador do grupo. Entrei em meu perfil e adicionei mais de 50 pessoas (hoje conta com quase 3000 pessoas) que moravam ou tinha familiares na Barra dos Coqueiros. Pronto, o grupo tava feito só faltava a dinâmica e interação entre os integrantes.

Dei o pontapé inicial, comecei a postar problemas e fotos (paisagens belas e feias realidades), abrindo assim debates entre os participantes. O grupo não era o único da Barra, antes eu havia criado o grupo da Atalaia Nova, mas deixei de lado para dar atenção ao Amo a Ilha, senão o grupo seria mais um grupo do facebook sem utilidade. 

O Eu Amo a Ilha cresceu e chamou a atenção de muitos políticos, em 11 de junho de 2012, o grupo tinha 700 membros, lembrando que era ano eleitoral, e não dava para apenas duas pessoas controlar esse montante de gente, o grupo só crescia, um dia após ou outro. Falei com Montalvão sobre a possibilidade de chamar mais gente para ingressar na administração (voluntária) do grupo. Observava dois perfis que eram apartidários e bastantes participativos, além de terem um discurso sóbrio sobre temas polêmicos. Sugeri os nomes de Pedro Santana e Kleber Resende, se não fosse eles o grupo seria chato e sem discussões de alto nível e Montalvão sugeriu Pedro Raimundo para compor o quadro de moderadores do grupo.

Tivemos a primeira reunião e ficou decidido que qualquer ação seria consultada e votada de forma democrática entre os moderadores, vencendo a maioria. No final de Julho, o grupo chegou a casa dos 1000 membros. Montalvão se afastou da moderação para que o grupo não perdesse a credibilidade politica, pois o mesmo seria candidato a vereador do município de Barra dos Coqueiros e não queríamos associação do grupo com o nome dele. Regras foram criadas para que na eleição as pessoas não enchessem o grupo com propaganda de candidatos, permitindo somente ao próprio candidato as postagens de seu programa, fotos e propostas de campanha (deu certo, dos três candidatos a prefeito da cidade um (Gilmar Oliveira) tinha participação efetiva no grupo, os outros dois (Airton e Gilson)) se achavam demais para dar bola para eleitores do facebook, deixando a cargo dos puxa sacos encher o grupo com bostagem deles, que tinha um prazer imenso de apagar, pois somente o candidato poderia postar. Hoje o grupo é um mural de informações da prefeitura da cidade, mostrando ações de todas as secretarias.

O Amo a Ilha é composto por mais de 2600 membros entre eles temos políticos (situação e oposição), empresários, jornalistas, religiosos (ateus não podem se manifestar) e moradores de diversos cantos da Ilha de Santa Lucia.  A primeira capa do grupo foi criada por Mary Almeida.

Primeira capa do grupo
Imagem montado por Mary Almeida


Depois da eleição o grupo ficou moroso e tendencioso.


Fato que levou os moderadores a deixarem a moderação.

2013

23 de janeiro de 2013
"Informo aos caríssimos(as) membros sobre minha saída da moderação do grupo. Gostaria de agradecer aos companheiros que travaram esse luta e dedicaram dias e dias pelo grupo. A vida é um ciclo, com inicio, meio e fim. Deixo a moderação com o sentimento de dever cumprido, mesmo com diversos entraves, dificuldades e embates pelo caminho, mas se hoje o Eu Amo a Ilha é referência, acredito que também tenho culpa no cartório por isso e desejo que o grupo continue cumprindo o seu papel, em benefício estritamente da comunidade. Peço desculpas aos companheiros de Moderação, por abandonar o navio e agradeço aos membros que apoiaram minhas decisões como moderador e aos que discordaram, questionaram, julgaram, cobraram.... afinal, é na tormenta que se aprende a navegar. Vejo todos vocês nas publicações, debates, comentários, nas ruas, nas praias, nos eventos... no Eu Amo a Ilha e onde for possível ou até impossível. 
Abraços" Kleber Resende.

10 de setembro de 2013, acho que essa data, se não for, vai ser!
Eu sai do facebook por conta de muitas coisas relacionadas as manifestações e outras coisas de cunho pessoal, o fato de sair do facebook fez com que eu me afastasse de tudo ligado a ele, mas mesmo assim tinha acesso a algumas coisas por meio de Aline Medeiros (namorada) que me deixava e deixa informado sobre temas de meu interesse.

Pedro Ivo deixa a moderação em 2014

1 de fevereiro de 2014
"Olá pessoal, como manda os bons costumes e na consciência da responsabilidade dos meus atos, venho informa-los que encerro a minha participação na moderação do grupo Eu Amo a Ilha. Agradeço a todos vocês, que direta e indiretamente, me ajudaram na construção de um ambiente melhor para se discutir temas de suma importância em uma comunidade como a nossa. E ao mesmo tempo peço sinceras desculpas por algum possível "desvio" da minha parte enquanto moderador. Sou muito grato pelo convite, aprendi muito, fiz a minha humilde contribuição na administração do grupo e, como tudo na vida, nada é permanente. E eu não poderia ser a exceção da regra. A administração do grupo continua sob a responsabilidade dos sempre amigos Montalvão e Pedro Raimundo." Pedro Santana 

O grupo tinha credibilidade politica, depois da saída da maioria dos moderadores foi-se a credibilidade, restando a politica que está do lado da situação.

A recente postagem de Kleber Resende retrata a atual situação do grupo hoje, postado no dia 12 de abril de 2014, a postagem foi feita depois do questionamento de Fagner Brown sobre mudança de foco.

"Bem, concordo com o colega Fagner Brown quanto à mudança de foco do grupo e postarei isso, pois será extenso.
O grupo perdeu bastante aquilo que um dia foi, mas muita coisa não ficou clara na resposta do amigo Montalvão na postagem do Fagner. Acredito que UM GRUPO não resume-se a um dono/criador mas sim a todos que dele fazem parte, e sejamos sensatos, o grupo, por seu conteúdo está com um foco bastante pró governo e depois do posicionamento eu, que já pensava, vejo que este é mesmo a intenção.
Eu não entendo o pq dessa reafirmação de propriedade, criação, tampouco da reafirmação posição política do nobre amigo, isso, não importa de coisa nenhuma. Todo mundo já sabe do passado e do presente... Quanto à posição político partidária, é nas urnas que o cidadão dará a aprovação das atitudes, caso venha a ser candidato novamente.
A liberdade de expressão permanece inalterada, ok! Mas isso é grande coisa nos dias de hoje? Nos dias atuais (no Brasil) a pessoa escreve que "se bater de frente é tiro, bomba e aparece em horário nobre" Será que a liberdade de expressão é tão surpreendente nos dias atuais?
Pra mim, a qualidade de expressão sim, essa faz diferença e sejamos francos, a qualidade caiu bastante! Culpa nossa, de todos nós.
A qualidade do grupo depende da qualidade de seus membros, assim como o povo tem o governo que merece... o povo quer é "beijinho no ombro".
Não fui criador, não fui dono, não fui nada... apenas fui moderador, diga-se de passagem, o que mais arrumou confusões por colocar em prática as regras organizacionais e tivemos bons debates, quem viu, viu!. Conquistei alguns admiradores(as) e alguns que passaram a não ir muito com minha cara... porém, a moderação funcionava. Hoje eu vejo cada coisa... mas cada coisa!
Nós mudamos, sim, mudamos, mas o grupo mudou seu objetivo? Objetivo e regras estas que ajudei a monta-las juntamente com o Rafael que tb não faz mais parte do processo... mas, mudam os políticos, mudam os partidos... e o povo? Muda o que o povo quer?
EU não vou citar certas postagens, pra que eu não seja perseguido mais uma vez, inclusive por gente de PODER plantando desocupados para falarem de mim pela cidade.
Mas eu cansei de ver mamadeiras e gente mamando nessa cidade e o povo aplaudir de pé! Portanto, qual o objetivo do grupo? A liberdade de expressão? Nós somos uma nova geração, já podemos falar, saibamos agora o que dizer e agir com coerência.
Concordo com o Fagner, mudou o foco, muitos abandonaram o grupo, eu inclusive. Tudo culpa nossa, a qualidade caiu por culpa nossa, nós, povo de Barra, somos culpados pela má qualidade de tudo que existe nessa ilha! Porém, deveríamos ser culpados por tudo de bom que existe, mas não não.... tudo de bom é responsabilidade do governante A, B ou C. Saibamos construir nossa história... são mais de 30 anos escrevendo no mesmo caderno amassado.
Qual o objetivo de um grupo de pessoas? O objetivo já foi conquistado? Mudamos as cores da cidade... mudamos os nomes... qual vai ser agora? Tá tudo beleza?
O gigante acordou...
Quem sabe um dia, após acordar, ele se arrume sozinho e vá pra escola...
Quem sabe um dia o gigante comece a trabalhar...
Quem sabe um dia, após tanto sofrer, ele aprenda a votar.
Abraço e boa noite a todas(os)." Kleber Resende

Hoje, infelizmente, o grupo serve como mural da prefeitura de Barra dos Coqueiros, mostrando ações e o dia-a-dia do prefeito e das secretárias. Qualquer problema apresentado é desqualificado ou é tirado por menos por quem faz parte da administração. Montalvão hoje faz o papel do secretário de comunicação, seguindo os passos de Givaldo Silva, que assumiu uma secretaria na gestão passada, mas fazia postagem sobre tudo e qualquer coisa que acontecia na prefeitura.

Fico por aqui e agradeço a todos os moderadores que fizeram parte do grupo. Especialmente a Pedro Santana e Kleber que aceitaram ao meu convite (se eu soubesse que seria assim nem me metia) para fazer parte da moderação, peço desculpas pelas decepções oriundas desse cargo. Agradeço também a Pedro Raimundo pela oportunidade de conhecê-lo e de termos uma boa convivência e boas conversas. Também agradeço a Montalvão que acreditou em minha competência para gerir esse grupo que já foi referência na Barra (ainda é o grupo com maior número de membros), sinto muito pelo atual rumo tomado. Apesar dos pesares sou muito amigo de Montalvão.

Deixo abaixo os grupos e páginas que existem no facebook  que falam da Barra dos Coqueiros

Grupos da Barra dos Coqueiros no Facebook

Eu Amo a Ilha (Barra dos Coqueiros) mais de 2600 membros

E a Barra, como está? mais de 2000 membros

A BARRA QUE QUEREMOS mais de 1600 membros

Barra de Barleus e dos dias meus!!! mais de 1500 membros

Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros/SE mais de 800 membros

Barra dos Coqueiros, como eu vejo mais de 700 membros

AMIGOS DA BARRA DOS COQUEIROS mais de 270 membros

Noticia da barra mais de 150 membros

Barra dos Coqueiros Carnaval de Um Novo Tem mais de 130 membros

ABN - A BARRA E A NOTICIA mais de 70 membros

Barra dos Coqueiros, como eu vejo. mais de 50 membros

Página que aborda sobre a Barra dos Coqueiros

Canal de Informações da Barra, Barra dos Coqueiros-SE. mais de 700 curtidas

Youtube

Rec em Ação VLOG




Assuntos relacionadas


Carnaval chegando, vamos lá maquiar pra festa?

A Barra agora tem nome!

Barra dos Coqueiros do "Novo Tempo" aos velhos costumes.

A Barra dos Coqueiros é cidade mais violenta de Sergipe

Prefeitura de Barra dos Coqueiros X Manguezal




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário