sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Que festa linda




Charge da site goias24horas



Muda governo, mas as festas são sempre lindas e animadas.
Muda governo, mas os problemas são os mesmos, as reclamações são as mesmas e as campanhas são as mesmas. O importante é a festa, que é sempre linda.

Jovens não lutam como deveriam lutar, pelo menos a maioria.
Jovens reclamam entre si, reclamam sobre a falta de lazer, de não ter o que fazer.
Jovens fazem petições online. Jovens pararam avenidas para brigarem por transportes melhores e por educação de qualidade, mas esses jovens foram reprimidos e criminalizados pelo estado democrático. Para o governo, jovens devem parar avenidas para trio passar, e assim curtir as festas lindas!

Festas com o dinheiro público, festas dos ratos, baratas, cachorros e cavalos nos lixos, festas nas câmaras dos vereadores, nas assembleias, no congresso federal, nos palácios dos governos, festas de carnaval e festas junina... Festas lindas!

E no final da festa temos que ir pra casa, percorrer ruas esburacas e escuras no transporte público caro, surjo, velho e barulhento. Que dor de cabeça deu, talvez seja por conta do barulho do "buzu" ou das drogas lícitas. Vou descer no hospital público mais longe de casa que tiver, é o que temos, hospitais sem médicos, sem remédios e sem macas, chega humano se sentindo desumanizado e sem resposta, talvez seja virose que peguei nessas festas lindas que acontecem todos os dias, as vezes nas caladas, as vezes descaradas.

Enfim, chega na casa, dividas, com contas para pagar, a energia tá cara, e a água não vai chegar, alias chega a conta, dormir sem tomar banho e se lembrar de como a festa foi linda, sabendo que ela nunca muda, e se mudar, continua linda e do mesmo jeito.

Que seja sempre assim, linda, linda para quem quer o povo assim!


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Administrador, eu já cheguei no meu Limite Prudencial!


Essa poesia é minha, em homenagem ao SINTRASE e ao GOVERNO Atual.
Administrador, eu já cheguei no meu Limite Prudencial!
(Poesia redigida por Selma Regina, 24 de julho de 2014, Aracaju – SE)

Quanta falácia, quanto engano,
Quantos desmandos profanos!
Gestão que só enxerga um plano
Se houver meios de garantir seu próprio plano.

Sabe , Administrador, já cheguei no meu limite prudencial!
Não sou nenhum chocarreiro, muito menos um capacho 
Pra suportar esse “espetáculo”
Que nos tenta fazer de imbecis, de tolos, de palhaços!

Chegando a ser desajustado
O que propõe o nosso sindicato
Na tentativa de nos meter goela abaixo.
A baixaria de não cumprir a meta que outrora fora prometida 
e, por conseguinte, sacanamente desobedecida!

Olha sindicato,
Não sou de fazer estardalhaço,
Mas, se assim for preciso ,
Reverbero impropérios ao infinito,
Escarafuncho ao mais alto grau em busca de solucionar o mal.

Gestão, não me venha com desculpelas.
A galera já não vive mais de ‘chorumelas’!
Aliás, ofereça isto a sua parentela, 
Outrossim a sua tutela
E observe que em pouco tempo
Estarão nomeando-lhe , simplesmente , de um ‘zé ruela’.

Chega de mi mi mi!
Eu cansei dessa gestão que só pensa em descumprir !
A solução para o mal é o final
numa urna eletrônica 
E, sem igual,
Mostraremos o que um povo faz na geral.
O resultado será descomunal!
É só esperar ,‘Administrador’!!!

( Dedico esta poesia a todos os meus amigos que estejam sofrendo os desmandos da má administração)

sábado, 12 de julho de 2014

Tá ficando bonito o aterramento do rio Sergipe no bairro 13 de Julho. E o outro lado como está?

O homem branco é o único animal que não consegue viver em harmonia com a natureza.

No final do mês de outubro de 2013 comecei a escrever sobre as consequências causadas pela intervenção antrópica na ocupação dos bairros Coroa do Meio, Atalaia e 13 de Julho, mostrando a mudança da dinâmica das águas do rio Sergipe. Dinâmica essa que transportou as areias de uma margem para outra ou da margem para fundo do rio.

Sem arrodeio, pra quem não viu e tem interesse em ver é só clicar "Do outro lado da 13" , é um texto um pouco extenso e bastante ilustrado com fotos mostrando as mudanças causadas em Atalaia Nova na Barra dos Coqueiros. Fiz a publicação no dia 09 de novembro 2013, antes do início das obras.

Hoje, essa postagem será apenas para mostrar os resultados "consequências" da obra do aterramento das margens dos rios Sergipe e Poxim em Aracaju. 

Aterramento do bairro 13 de Julho, Aracaju-SE
Foto tirada no dia 24 de Janeiro de 2014


Aterramento do bairro 13 de Julho, Aracaju-SE
Foto tirada no dia 29 de Junho de 2014

Como podem ver na última  foto, a obra está em sua etapa final. Para os moradores do bairro 13 Julho, este espaço vai ficar lindo se seguir as ideias apresentada pela prefeitura de Aracaju.

 "O novo ponto turístico terá ciclovia, calçadão, pier, lago com túnel d´água e deque, equipamentos de ginástica específicos para idosos, pergolados, ponto de ônibus, redários, quiosques, paisagismo, iluminação, acessibilidade, estacionamento e sinalização. Além das amplas áreas de vivência (com mesas e bancos), de contemplação, de recreação infantil com castelo encantado e esportiva com calçadão. (28/09/2012) " E-aju


Em Atalaia Nova as coisas não estão tão lindas assim, pois a foz do riacho que irriga o manguezal está totalmente assoreada, impedindo a entrada e a saída de água, tal fato não é novo, já foi apresenta por mim em outro momento, naquela postagem já citada. Além do assoreamento, o riacho vem sofrendo uma degradação por despejo de esgoto doméstico e lixo, isso poderá causar sérios problemas de saúde, principalmente para as crianças de comunidades carentes de Atalaia Nova que vivem nas margens do mangue, brincando no rio de esgoto. Além do mais as águas da chuvas que caíram nos últimos dias e as que ainda vão cair nos próximos dias, simplesmente estão acumulando dentro do mangue. Ou seja só tem água doce dentro do manguezal, isso faz com que a Atalaia Nova fique infestada de mosquitos.

O mangue de Atalaia Nova deixou de cumprir seu papel fundamental, que é de nutrir o estuário do rio Sergipe, muitas especies deixaram de completar um ciclo de vida e outras especies ainda nem iniciaram, por conta desse bloquei, que infelizmente não é natural. Ele vem sendo causado por muitas intervenções humanas na manipulação do meio ambiente, afim de adequar a natureza a sua maneira.

Lembrando que esse problema não é novo para a prefeitura da cidade de Barra dos Coqueiros. Assoreamento 

Abaixo, fotos da situação atual do riacho em Atalaia Nova. 

Crianças brigando em riacho de água parada e contaminada , Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros-SE
Foto tirada no dia 26 de Junho de 2014

Foz do riacho assoreado em Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros-SE, do outro lado o bairro 13 de Julho em Aracaju-SE
Foto tirada no dia 26 de Junho de 2014




quinta-feira, 29 de maio de 2014

Sergipe tem seis cidades entre os 200 municípios mais violentos do Brasil

Os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos no Brasil e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos.



Dados do SIM/DATASUS do Ministério da Saúde mostram que mais da metade dos 52.198 mortos por homicídios em 2011 no Brasil eram jovens (27.471, equivalente a 52,63%), dos quais 71,44% negros (pretos e pardos) e 93,03% do sexo masculino.

A taxa de homicídio para o Brasil em 2011 foi de 27,1%. E Sergipe apresenta um aumento de 4% passando de 11º(2010) para 10º (2011). A taxa de homicídio em 2010 era de 33,9%, e em 2011 passou para 35,4%. Quando comparadas as Taxas de Homicídio (por 100 mil) na População Total das Unidades Federativas do Brasil.

"Informações internacionais, com uma taxa de 27,4 homicídios por 100 mil habitantes e 54,8 por 100 mil jovens, o Brasil ocupa sétima(7ª) posição no conjunto dos 95 países do mundo com dados homogêneos, fornecidos pela Organização Mundial da Saúde sobre o tema, dados compreendidos entre 2007 e 2011." Mapa da violência
"No ano de 1999, com taxas menores que as atuais (26,3 homicídios por 100 mil habitantes) o Brasil ocupava o 2º lugar, imediatamente atrás da Colômbia. E com 48,5 homicídios por 100 mil jovens de 15 a 24 anos de idade, o terceiro lugar, depois da Colômbia e de Puerto Rico. Não podemos interpretar essa sétima posição como uma melhoria dos índices nacionais. Foi mais devido ao crescimento explosivo da violência em vários outros países do mundo que originou esse recuo relativo. Aqui se incluem vários países centro-americanos, como El Salvador e Guatemala, onde eclode a violência das gangues ou marras juvenis, ou a Venezuela, com problemas político-estruturais. Outra forma de verificar o significado de nossa violência homicida é comparando nossos patamares com os de outros países tidos como civilizados." Mapa da violência

"Comparando nossos níveis de homicídios na população total, a taxa de 27,4 homicídios por 100 mil habitantes é:

• 274 vezes maior que a de Hong Kong.

• 137 vezes maior que as do Japão, Inglaterra e Gales ou Marrocos.

• 91 vezes maior que as do Egito ou Sérvia.

Já nossa taxa de 54,8 homicídios por 100 mil jovens resulta:

• 547 vezes superior às taxas de Hong Kong.

• 273 vezes superior às taxas da Inglaterra ou Japão.

• 137 vezes superior às taxas da Alemanha ou Áustria."


Já a taxa de homicídio de jovens, o Brasil apresenta uma taxa de 54,8%. Nesse quesito Sergipe mostrar uma redução, passando de 14º (53,6%) para 15º(56,8%), apesar do elevado número de homicídios entre os jovens, outros estados tiveram maiores taxas do que o estado de Sergipe. Subindo no ranking nacional, exemplos no nordeste da Paraíba passando de 7º para 3º e do Rio Grande do Norte passando de 16º para 10º, comparando a evolução das Taxas de Homicídio (em 100mil) na População Jovem as Unidades Federativas do Brasil.

Segundo a taxas de homicídio feminino (por100mil) na população jovem. O Brasil tem uma taxa de 7,1%. Enquanto Sergipe apresenta um aumento de 81% no número de mulheres assassinadas, ocupando a 8ª posição com uma taxa de 9,8% para o ano de 2011.

Quando se trata da cor, os negros são as principais vítimas de assassinatos, Sergipe tem uma taxa de homicídio de 43,1%, deixando o estado em 9º posição. Os assassinatos aos jovens de cor negra apresenta uma taxa de homicídio de 74,0% (12º). Já as pessoas de pele clara tem uma baixa taxa de homicídio com 10,1%.  E para os jovens branco uma taxa de 16,2%, deixando Sergipe em 20º entre os demais estados da federação. 

Vamos ver o quadro local, Sergipe tem 6 cidades entre as 200 mais violentas do Brasil. Número de homicídios e taxas 2011 (por 100mil) cidades com mais de 20.000 habitantes. 

Itabaiana ocupa a 1ª posição em Sergipe, como cidade mais violenta do estado, com uma taxa de 60,4% (54 mortos em 2011) e é a 87ª cidade mais violentas do Brasil, em 2º vem a cidade histórica de São Cristóvão com uma taxa de 55,0% (44 mortos em 2011) ficando na 127ª no país. A Barra dos Coqueiros, cidade que mais cresce no seguimento imobiliário e populacional em Sergipe, ocupa a 3ª posição no ranking das violentas do estado de Sergipe com uma taxa de 54,8% (14 mortes em 2011) ficando logo atrás de São Cristóvão no ranking brasileiro na 128ª.

Propriá 4ª(Sergipe), 157ª(Brasil) com a taxa 52,6%(15 mortos).

Laranjeiras 5ª(Sergipe), 192ª(Brasil) com a taxa de 47,8%(13 mortos).

Aracaju 6ª(Sergipe), 194ª(Brasil com a taxa de 47,6%(276 mortos).

Veja o Ranking das 24 cidades sergipanas com mais de 20 mil habitantes, número de homicídios e taxas 2011 (por 100mil). Um total de 1.663 cidades com mais de 20 mil habitantes.

Cidades População Homicídio Taxa Ranking sergipano Ranking nacional
Itabaiana 87.747 53 60,4 1 87
São Cristóvão 79.956 44 55,0 2 127
Barra dos Coqueiros 25.527 14 54,8 3 128
Propriá 28.533 15 52,6 4 157
Laranjeiras 27.177 13 47,8 5 192
Aracaju 579.563 276 47,6 6 194
Lagarto 95.746 45 47,0 7 203
Canindé de São Francisco 25.219 11 43,6 8 234
Poço Verde 22.138 9 40,7 9 276
Boquim 25.632 9 35,1 10 343
Estância 64.825 21 32,4 11 411
Nossa Senhora da Glória 32.926 10 30,4 12 456
Nossa Senhora do Socorro 163.047 49 30,1 13 468
Itaporanga d'Ajuda 30.798 9 29,2 14 484
Tobias Barreto 48.414 13 26,9 15 551
Poço Redondo 31.253 7 22,4 16 682
Umbaúba 22.709 5 22,0 17 688
Nossa Senhora das Dores 24.764 5 20,2 18 743
Simão Dias 38.847 7 18,0 19 811
Itabaianinha 39.176 7 17,9 20 818
Capela 31.087 5 16,1 21 880
Carira 20.179 3 14,9 22 937
Porto da Folha 27.260 3 11,0 23 1131
Aquidabã 20.188 2 9,9 24 1179




Fico por aqui, mas antes gostaria que vocês leitores escultassem a música de Elza Soares "A Carne" ou vejam o videoclipe da música.






Fonte: Mapa da violência

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Bareta, parcial! Pau no lombo, mas só no lombo do pobre.

"Quando a policia prender, tranque doutor! Ou pelo menos dificulte" por Bareta em seu programa. antes do caso.

Imagem retirada do Versianni Infobits

O texto abaixo foi retirado de Blog de Paulo Victor

- Pau no lombo desse marginal!
- É bala, vem no rabecão do IML e mamãe chorando do lado
- Tá com pena, leva pra casa!


De segunda a sexta-feira é a mesma coisa. Quando o relógio marca 12h45, os sergipanos e sergipanas que ligam o seu aparelho televisor na TV Atalaia são apresentados a uma série de violações de direitos humanos. As frases acima – que expressam parte dessas violações - são apenas algumas das repetidas diariamente por Otoniel Rodrigues Amado, popularmente conhecido por Bareta. Frases que têm como alvo, como cantou o rapper Gog, em Brasil com P, “preferencialmente preto pobre prostituta pra polícia prender”.

Utilizando-se de um espaço público (não esqueçamos: televisão é concessão pública, com uma série de preceitos constitucionais), todos os dias, Bareta destila ódio e promove sua opressão de cor e de classe. Quando se trata de jovem negro e pobre do Santa Maria, do Coqueiral, do Rosa Elze e de tantos outros bairros da periferia da Grande Aracaju, Bareta não pensa duas vezes antes de vociferar: “pau no lombo desse marginal” ou “bala nesse elemento”. E para quem ousa dizer um “mas...”, ele dispara: “tá com pena, leva pra casa”.

Vídeo de Bareto no dia-a-dia da Tv sergipana


Mas quem assistiu o programa Tolerância Zero nessa segunda-feira (26) viu que o tele-justiceiro, defensor da prisão perpétua e da redução da idade penal, parecia outra pessoa. Ao falar sobre Ítalo Bruno Araujo Fonseca e Eduardo Aragão de Almeida, presos em flagrante com armas de uso exclusivo da Polícia, Bareta não fez espetáculo. Não houve repetição de imagens, não houve gritos, não houve encenações, não houve piadas, não houve suas clássicas frases. O que se viu foi um Bareta reflexivo e sereno, de voz baixa e engasgada, convocando os telespectadores a pensarem: “isso podia acontecer na família de qualquer um”, “ninguém sabe o que tem na cabeça de cada um”... Definitivamente, não era o Bareta nosso de cada dia.

Vídeo dele falando sobre o enteado do secretário da segurança pública de Sergipe.




Assuntos relacionados 

terça-feira, 27 de maio de 2014

Brasil, um país justo?


Num pais onde protestar é crime e colar cartaz é incitação a violência, mas andar com arma de uso exclusivo não é nada (deveria ser)





PRESOS POR "INCITAÇÃO" A VIOLÊNCIA 

Em Goiânia, no dia 23 de maio, três ativistas com idade entre 18 e 20 anos foram presos e um está sendo procurado pela polícia. A "Operação R$ 2,80", deflagrada pela Polícia Civil tem o objetivo de prender integrantes do Movimento Estudantil Popular Revolucionário. Os jovens foram acusados de depredar o patrimônio público e incitar a violência na cidade. Conforme o delegado, mais pessoas estão envolvidas nos crimes: “Essa investigação alcança outros grupos. Outros agentes também estão sendo investigados e podem ser presos futuramente”.


Foto: John William/ TV Anhanguer

Heitor Aquino Vilela, Ian Caetano e Marlos Duarte foram surpreendidos em suas casas por policiais com submetralhadoras e um mandado de busca e apreensão. Até o momento os três ainda estão em cárcere e quando foram levados não sabiam o motivo da detenção. Na sexta-feira foi protocolado um pedido de negação da prisão e neste domingo o juiz negou o pedido de habeas corpus dos presos e do procurado. Hoje serão feitas novas solicitações de soltura e está previsto para amanhã um ato contra a criminalização da luta popular.

Segundo Francisco Tavares, do coletivo de advogados ativistas montado para cuidar do caso, ainda há a possibilidade de que novos mandados de prisão sejam emitidos. "Temos o receio que novas prisões ainda possam acontecer, o inquérito se refere a vários outros ativistas, tanto estudantes quanto sindicais. Jovens da cidade tem nos procurado questionando ‘será que eu serei o próximo?"

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SOLTOS POR PORTA ARMAS DE FOGO

Em Aracaju, dois jovens são pegos com armas de fogo de uso exclusivo das forças armadas e não são presos, por que um deles, era nada mais, nada menos que o enteado de uma autoridade local.

Policiais militares da Companhia de Turismo prenderam na madrugada deste domingo, 25 de maio, na Orla de Atalaia, em Aracaju, ÍTALO BRUNO ARAÚJO FONSECA, DE 21 ANOS e o amigo dele, EDUARDO ARAGÃO DE ALMEIDA. De acordo com a guarnição que atendeu a ocorrência, Ítalo, que é enteado do Secretário de Estado da Segurança Pública-SE, João Eloy, estava na companhia de Eduardo, numa caminhonete com placas de segurança e que pertence ao padrasto, quando foram abordados para averiguação no bairro Coroa do Meio, zona sul da capital, próximo a uma casa de shows da localidade.


Foto: Sergipe é Notícia

A suspeita levantada sobre o veículo em que eles estavam foi fruto de denúncias que chegaram ao CIOSP – Centro Integrado de Operações em Segurança Pública, dando conta de que a dupla estaria praticando assaltos na região. Durante a revista os policiais encontraram vasta munição de grosso calibre, além um fuzil 556 e mais duas pistolas ponto 40, de uso exclusivo da polícia. O material apreendido mais os presos foram levados à delegacia plantonista. Eduardo ainda chegou a se apresentar como policial fazendo uso de uma antiga carteira funcional da casa civil.

ACABARAM LIBERADOS

Na plantonista, segundo o delegado Augusto César, que atendeu a ocorrência:“o assalto não se configurou devido à falta de materialidade para caracterizar o crime, pois, não foi levado nada de qualquer vítima”. Sobre as armas apreendidas, o delegado afirmou que os jovens alegaram não ter conhecimento de que elas estavam no interior do veículo, por isso, não tinha razão para mantê-los presos, mas, disse que encaminharia o caso à Delegacia de Turismo, para acompanhar a situação mais de perto.

Analise da última matéria 

O delegado liberou sem passar pela justiça 

A Prisão em flagrante delito ocorre, conforme o artigo 302 do Código de Processo Penal, quando o agente está cometendo a infração penal, ou acaba de cometê-la, e é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido, ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser o autor da infração, ou quando é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser o sujeito ativo.

O auto de prisão em flagrante será encaminhado em até 24 horas ao Juiz e Promotor com competência e atribuição, respectivamente, para conhecer da infração penal (art.306, §1º, do CPP). Será entregue uma cópia também ao advogado declinado pelo autuado.

O Juiz por sua vez, ao tomar conhecimento da prisão em flagrante pode/deve tomar as seguintes medidas (Novo art.310, do CPP, com as alterações da Lei 12.403/2011):

-Relaxar a prisão em flagrante: quando manifestamente ilegal ou irregular o flagrante (art.5º, IXV, CF/88);

-Converter a prisão em flagrante em prisão preventiva: se presentes os requisitos desta (arts.310, II e 312 do CPP);

-Conceder liberdade provisória: cumulada ou não com algumas medidas cautelares (inclusive a fiança), se ausentes os requisitos da preventiva (art.321 do CPP e art.5º, LXVI, CF);

PORTE DE ARMA DE USO RESTRITO 

Porte ilegal de arma de fogo de uso restrito: É crime inafiançável portar, deter, adquirir, fornecer, ter em depósito, transportar, ceder, emprestar, remeter, ocultar, manter arma de fogo, acessório ou munição sem autorização ou em desacordo com a lei. Pena de 3 a 6 anos.

MULTA 
R$ 100 mil a R$ 300 mil para quem facilite ou permita o transporte de
arma de fogo. E quem faça publicidade para venda, estimulando o uso
indiscriminado de armas de fogo.

Fontes:

domingo, 11 de maio de 2014

Rolezinho contra a Copa - Aracaju/SE

O Movimento Não Pago organizou na sexta-feira, dia 09 de maio de 2014, um "Rolezinho" contra a Copa do mundo de futebol. A mobilização teve concentração na praça Zilda Arns no bairro Jardins, bairro nobre de Aracaju, e percorreu a Av. Geraldo Barreto Sobral, fizeram o retorno no sentido dos veículos, voltando pra via e na sequência entraram no Shopping Jardins, lá dendro do Shopping deram um rolezinho chamando as pessoas para juntarem-se a causa(teve boa adesão) e irem até o local onde estava exposto o objeto tão desejado do "mundo" , a taça da Fifa. A taça será disputada por 32 países representados pelas seleções de futebol.

Faixa  da manifestação e replica da taça pegando fogo

Rolezinho: "O integrante do Não Pago, Flávio Menezes, conta que o objetivo do rolezinho é denunciar a injustiças dos gastos e prejuízos da Copa. “O estado de Sergipe gastou R$ 15 milhões para Aracaju ser o dormitório da seleção grega, porém, não vemos estes mesmos investimentos para a saúde, educação e transporte. A proposta de fazer o rolezinho veio no sentido de abarcar os jovens e de dialogar com a população que a Copa está sendo um desastre para o povo brasileiro”, acrescenta."  Portal Infonet
Sair da Universidade direto para a praça onde estava marcada a concentração do rolezinho, chegando lá me deparo com um forte esquema de policiamento, achei que tinha muita gente na praça, afinal, confirmaram presença no evento mais 400 pessoas (esses evento do facebook, sendo um evento virtual), mas infelizmente tinha menos de 30 pessoas. Por outro lado, tinha disponível para manter a ordem ou para repressão, até onde contei, tinha 10 viaturas da PM/SE e umas 5 viaturas da GMA, além de 6 motocicletas do GETAM. 

A proporção era de 5 agentes de segurança para cada manifestante, sem falar que a cidade de Aracaju e o estado de Sergipe são carentes em segurança pública. Segundo o SINESP (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), dados de 2012, Sergipe é o terceiro estado com a maior taxa de latrocínio (roubo seguido de morte), ficando atrás de Alagoas e do Distrito Federal. Quando o assunto é homicídio doloso (com intensão de mata), Sergipe fica em sexto dentre os 27 estados da federação. Aparato policial para reprimir manifestante o estado tem, agora para dar segurança para população o estado é negligente.

Bom, na caminhada pela Av. Geraldo Barreto Sobral, uma ambulância pedia passagem e os manifestantes fizeram com que ela passasse sem transtornos. Transtorno apenas para os demais motoristas. Afinal, manifestação que não atrapalha, não é vista. Depois que a ambulância passou, os manifestantes tornaram a bloquear a pista, nessa retornada a PM/SE, através do GETAM (Grupo Especial Tático de Motos) tentou contra a vida dos manifestantes colocando "jogando" a moto encima da galera, tudo sobre o olhar atendo do Comandante Geral e da Mídia local. Tal atitude do policial despreparado, gerou um inicio de tumulto, que foi contido pelos próprios manifestantes. Foi registrado somente esse conflito entre a policia e os manifestantes.

 “Estávamos abrindo a passagem para uma ambulância passar quando veio um policial por trás e lançou a moto nos manifestantes. Um deles me deu uma cotovelada. declara a Professora Sharlene Prata."  Portal Infonet
Veja  a versão da PM
"O Coronel Jackson Nascimento justificou afirmando que os manifestantes impediram a ambulância de passar pela pista. "Temos a obrigação de garantir a fluidez no trânsito, por isso, intervimos quando foi necessário. A pista é pra ser utilizada por veículos e não por pedestres. A democracia não pode ser confundida com o anarquismo. Esses manifestantes feriram o uso de ir e vir das pessoas”, finaliza." Portal Infonet

 Foto: Portal Infonet

Depois do episódio da falta de preparo por parte da Policia Militar de Sergipe, os manifestantes seguiram o que estava programando, sobre forte escolta policial.

PM/SE escoltando os manifestantes 

O grupo de pessoas conscientes sobre os gastos públicos destinado a uma copa de mentiras e de repressão, entrou no Shopping pela entrada B, eles entraram correndo e gritando palavras de ordem, tal atitude deixou muitos logistas assustados, achando que era um daqueles rolezinhos realizados no Rio e em São Paulo, fecharam as lojas sem olhar o que estava acontecendo e o que era aquela correria e aqueles gritos de ordem.

Da Copa
Da Copa
Eu abro mão!
Eu quero meu dinheiro
Pra saúde e educação


Praça de alimentação do shopping sendo ocupada 

Paramos na praça de alimentação e fizemos algumas falas, muitas famílias pararam de comer para dar atenção e ouvir o que aquele grupo de jovens estavam fazendo e o que eles tinham a dizer. No final das falas muitos aplausos e algumas adesões.

Veja o vídeo das ultimas falas na praça de alimentação do shopping




Depois do convite feito para os clientes, visitantes e trabalhadores do shopping, o grupo foi em direção a taça da copa, cantado palavras de ordem e pulando. Como o Movimento Não Pago é um movimento de luta por um transporte de público de qualidade, os gritos foram direcionados para ele.

Ei Fifa
Pague minha tarifa.
Ei Fifa
Pague minha tarifa...
...

Chegando no estacionamento, do outro lado da entrada do shopping, onde estava montado um CIRCO, cercado com muitas grades e muitos seguranças, além do forte esquema de policiamento. O Não Pago Queimou uma réplica da taça da copa do mundo nas proximidades da entrada do circo. A última foto tem uma imagem curiosa, no fundo tem um letreiro luminoso de um circo escrito Le Cirque.

Observação
Pra ver a taça, o cidadão tinha que agenda depois de comprar uma embalagem com quatro unidades de pet 2,25L de Coca-cola, mais um pet de 2L de qualquer outro sabor nos supermercados credenciados. Com o cupom fiscal, o torcedor irá retirar um par de ingressos, ganhando o direito de agendar no site da Coca  o dia e o horário da visita à exposição. Ou seja o cidadão alienado, além de pagar caros impostos tem que comprar um monte de drogas para ver e tirar foto com um objeto. Muito engraçado isso. Cômico se não fosse trágico.


Final da manifestação, entrada do circo da taça


Queima de réplica da taça


Não vai ter Copa, simbolizada com uma labareda da taça da #CopaLeCirque



Veja o vídeo da manifestação, cobertura feita pela Tv Atalaia.



Assuntos sobre Aracaju 







quinta-feira, 8 de maio de 2014

SINTREDUCASE elege nova diretoria


Na última quarta-feira, 07 de maio, foi realizada assembléia dos funcionários de escola do estado de Sergipe e elegeu por aclamação a nova diretoria do sindicato da categoria, o SINTREDUCASE. Os servidores que até o ano de 2013 participavam do sindicato geral dos servidores públicos, reativaram agora o sindicato específico dos trabalhadores da educação. São representados pelo SINTREDUCASE os vigilantes, merendeiras, executores e oficiais administrativos que trabalham nas escolas e departamentos. A eleição teve apenas uma chapa inscrita para a diretoria e para o conselho fiscal, sendo escolhidas por unanimidade.




Para o presidente eleito, o vigilante Johan Bezerra, esse é um importante momento de resgate da categoria. "Nós fomos enganados durante muito tempo pelo governo e pelos sindicatos pelegos e atualmente somos a pior categoria do funcionalismo público do estado, pois recebemos o salário-base de 2012, inferior ao salário mínimo, e não possuimos nenhuma gratificação. A partir da reativação do SINTREDUCASE esperamos um novo tempo de luta e conquistas para os funcionários de escola.", afirma. Johan lembra também que a diretoria foi eleita provisoriamente com um prazo de um ano para realizar novas eleições.




Além da eleição da nova diretoria, a assembléia contou com a presença do advogado Thiago Menezes para fazer esclarecimentos em relação ao Plano de Carreira que foi aprovado recentemente pelos deputados estaduais. Para o merendeiro e diretor de base eleito, Alexis Pedrão, havia muitas dúvidas sobre o plano, pois os servidores não foram ouvidos nenhuma vez pelo governo para a elaboração da lei. "O Plano não tem data para começar a valer, pois fala no limite prudencial, além disso não tem previsões como o Profuncionário e insalubridade, não deixa claro como será feito o enquadramento, entre outros pontos. O principal problema é que até o momento o contra-cheque continua do mesmo jeito do que antes da aprovação do plano. Nada mudou", lamenta.

De acordo com a diretoria eleita a regularização do SINTREDUCASE, as novas filiações e a apresentação de uma pauta de reivindicações ao governo começam a partir da próxima semana. Provisoriamente a sede do sindicato estará funcionando na Rua de Siriri, 629, Centro.

Ascom SINTREDUCASE
email: diretoriasintreducase@gmail.com

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Grupo Eu Amo a Ilha (Barra dos Coqueiros)

Do surgimento e decadência

Segunda capa do grupo
Imagem montada por mim


O grupo do facebook "Eu Amo a Ilha (Barra dos Coqueiros)" foi criado no final do mês de agosto de 2011 por José Carlos Góes Montalvão, ex-radialista do programa "Hora da Verdade", programa que passava ao meio-dia na rádio comunitária (de Lanya Ribeiro) da Barra dos Coqueiros. Mas, antes de criar o grupo e de entrar no facebook, Montalvão era um twitteiro ativo, que sempre interagia com seus amigos, políticos e jornalistas.

No ano de 2011, apresentei a Montalvão o facebook como uma ferramenta melhor do que o twitter, pois o facebook tem a possibilidade de postar fotos e de escrever textos com mais de 140 caracteres, além disso poderia interagir com mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem perder o foco. Apresentei todas as funções e ferramentas oferecidas pela "nova rede". Nesse ano o facebook teve um "Boom" no Brasil, bem aceito por brasileiros, muitos migraram do orkut. 

O grupo, no inicio, tinha entre seus membros apenas duas pessoas: o criador (que não sabia mexer em nada) e a senhorita Lê Ru. Mas antes de criá-lo, Montalvão já havia me falado qual seria proposta do grupo, que seria para debater sobre os problemas de Barra dos Coqueiros. Quando boa parte da população esclarecida teve acesso ao grupo, ele foi bastante pautado no programa "Hora da Verdade" (naquela época a situação era outra ou seria oposição a situação da época?), mostrando as mazelas do município, que ainda persistem.

Topei ajuda-lo, com isso peguei o facebook de Montalvão e me adicionei ao grupo, logo em seguida tornei-me administrador do grupo. Entrei em meu perfil e adicionei mais de 50 pessoas (hoje conta com quase 3000 pessoas) que moravam ou tinha familiares na Barra dos Coqueiros. Pronto, o grupo tava feito só faltava a dinâmica e interação entre os integrantes.

Dei o pontapé inicial, comecei a postar problemas e fotos (paisagens belas e feias realidades), abrindo assim debates entre os participantes. O grupo não era o único da Barra, antes eu havia criado o grupo da Atalaia Nova, mas deixei de lado para dar atenção ao Amo a Ilha, senão o grupo seria mais um grupo do facebook sem utilidade. 

O Eu Amo a Ilha cresceu e chamou a atenção de muitos políticos, em 11 de junho de 2012, o grupo tinha 700 membros, lembrando que era ano eleitoral, e não dava para apenas duas pessoas controlar esse montante de gente, o grupo só crescia, um dia após ou outro. Falei com Montalvão sobre a possibilidade de chamar mais gente para ingressar na administração (voluntária) do grupo. Observava dois perfis que eram apartidários e bastantes participativos, além de terem um discurso sóbrio sobre temas polêmicos. Sugeri os nomes de Pedro Santana e Kleber Resende, se não fosse eles o grupo seria chato e sem discussões de alto nível e Montalvão sugeriu Pedro Raimundo para compor o quadro de moderadores do grupo.

Tivemos a primeira reunião e ficou decidido que qualquer ação seria consultada e votada de forma democrática entre os moderadores, vencendo a maioria. No final de Julho, o grupo chegou a casa dos 1000 membros. Montalvão se afastou da moderação para que o grupo não perdesse a credibilidade politica, pois o mesmo seria candidato a vereador do município de Barra dos Coqueiros e não queríamos associação do grupo com o nome dele. Regras foram criadas para que na eleição as pessoas não enchessem o grupo com propaganda de candidatos, permitindo somente ao próprio candidato as postagens de seu programa, fotos e propostas de campanha (deu certo, dos três candidatos a prefeito da cidade um (Gilmar Oliveira) tinha participação efetiva no grupo, os outros dois (Airton e Gilson)) se achavam demais para dar bola para eleitores do facebook, deixando a cargo dos puxa sacos encher o grupo com bostagem deles, que tinha um prazer imenso de apagar, pois somente o candidato poderia postar. Hoje o grupo é um mural de informações da prefeitura da cidade, mostrando ações de todas as secretarias.

O Amo a Ilha é composto por mais de 2600 membros entre eles temos políticos (situação e oposição), empresários, jornalistas, religiosos (ateus não podem se manifestar) e moradores de diversos cantos da Ilha de Santa Lucia.  A primeira capa do grupo foi criada por Mary Almeida.

Primeira capa do grupo
Imagem montado por Mary Almeida


Depois da eleição o grupo ficou moroso e tendencioso.


Fato que levou os moderadores a deixarem a moderação.

2013

23 de janeiro de 2013
"Informo aos caríssimos(as) membros sobre minha saída da moderação do grupo. Gostaria de agradecer aos companheiros que travaram esse luta e dedicaram dias e dias pelo grupo. A vida é um ciclo, com inicio, meio e fim. Deixo a moderação com o sentimento de dever cumprido, mesmo com diversos entraves, dificuldades e embates pelo caminho, mas se hoje o Eu Amo a Ilha é referência, acredito que também tenho culpa no cartório por isso e desejo que o grupo continue cumprindo o seu papel, em benefício estritamente da comunidade. Peço desculpas aos companheiros de Moderação, por abandonar o navio e agradeço aos membros que apoiaram minhas decisões como moderador e aos que discordaram, questionaram, julgaram, cobraram.... afinal, é na tormenta que se aprende a navegar. Vejo todos vocês nas publicações, debates, comentários, nas ruas, nas praias, nos eventos... no Eu Amo a Ilha e onde for possível ou até impossível. 
Abraços" Kleber Resende.

10 de setembro de 2013, acho que essa data, se não for, vai ser!
Eu sai do facebook por conta de muitas coisas relacionadas as manifestações e outras coisas de cunho pessoal, o fato de sair do facebook fez com que eu me afastasse de tudo ligado a ele, mas mesmo assim tinha acesso a algumas coisas por meio de Aline Medeiros (namorada) que me deixava e deixa informado sobre temas de meu interesse.

Pedro Ivo deixa a moderação em 2014

1 de fevereiro de 2014
"Olá pessoal, como manda os bons costumes e na consciência da responsabilidade dos meus atos, venho informa-los que encerro a minha participação na moderação do grupo Eu Amo a Ilha. Agradeço a todos vocês, que direta e indiretamente, me ajudaram na construção de um ambiente melhor para se discutir temas de suma importância em uma comunidade como a nossa. E ao mesmo tempo peço sinceras desculpas por algum possível "desvio" da minha parte enquanto moderador. Sou muito grato pelo convite, aprendi muito, fiz a minha humilde contribuição na administração do grupo e, como tudo na vida, nada é permanente. E eu não poderia ser a exceção da regra. A administração do grupo continua sob a responsabilidade dos sempre amigos Montalvão e Pedro Raimundo." Pedro Santana 

O grupo tinha credibilidade politica, depois da saída da maioria dos moderadores foi-se a credibilidade, restando a politica que está do lado da situação.

A recente postagem de Kleber Resende retrata a atual situação do grupo hoje, postado no dia 12 de abril de 2014, a postagem foi feita depois do questionamento de Fagner Brown sobre mudança de foco.

"Bem, concordo com o colega Fagner Brown quanto à mudança de foco do grupo e postarei isso, pois será extenso.
O grupo perdeu bastante aquilo que um dia foi, mas muita coisa não ficou clara na resposta do amigo Montalvão na postagem do Fagner. Acredito que UM GRUPO não resume-se a um dono/criador mas sim a todos que dele fazem parte, e sejamos sensatos, o grupo, por seu conteúdo está com um foco bastante pró governo e depois do posicionamento eu, que já pensava, vejo que este é mesmo a intenção.
Eu não entendo o pq dessa reafirmação de propriedade, criação, tampouco da reafirmação posição política do nobre amigo, isso, não importa de coisa nenhuma. Todo mundo já sabe do passado e do presente... Quanto à posição político partidária, é nas urnas que o cidadão dará a aprovação das atitudes, caso venha a ser candidato novamente.
A liberdade de expressão permanece inalterada, ok! Mas isso é grande coisa nos dias de hoje? Nos dias atuais (no Brasil) a pessoa escreve que "se bater de frente é tiro, bomba e aparece em horário nobre" Será que a liberdade de expressão é tão surpreendente nos dias atuais?
Pra mim, a qualidade de expressão sim, essa faz diferença e sejamos francos, a qualidade caiu bastante! Culpa nossa, de todos nós.
A qualidade do grupo depende da qualidade de seus membros, assim como o povo tem o governo que merece... o povo quer é "beijinho no ombro".
Não fui criador, não fui dono, não fui nada... apenas fui moderador, diga-se de passagem, o que mais arrumou confusões por colocar em prática as regras organizacionais e tivemos bons debates, quem viu, viu!. Conquistei alguns admiradores(as) e alguns que passaram a não ir muito com minha cara... porém, a moderação funcionava. Hoje eu vejo cada coisa... mas cada coisa!
Nós mudamos, sim, mudamos, mas o grupo mudou seu objetivo? Objetivo e regras estas que ajudei a monta-las juntamente com o Rafael que tb não faz mais parte do processo... mas, mudam os políticos, mudam os partidos... e o povo? Muda o que o povo quer?
EU não vou citar certas postagens, pra que eu não seja perseguido mais uma vez, inclusive por gente de PODER plantando desocupados para falarem de mim pela cidade.
Mas eu cansei de ver mamadeiras e gente mamando nessa cidade e o povo aplaudir de pé! Portanto, qual o objetivo do grupo? A liberdade de expressão? Nós somos uma nova geração, já podemos falar, saibamos agora o que dizer e agir com coerência.
Concordo com o Fagner, mudou o foco, muitos abandonaram o grupo, eu inclusive. Tudo culpa nossa, a qualidade caiu por culpa nossa, nós, povo de Barra, somos culpados pela má qualidade de tudo que existe nessa ilha! Porém, deveríamos ser culpados por tudo de bom que existe, mas não não.... tudo de bom é responsabilidade do governante A, B ou C. Saibamos construir nossa história... são mais de 30 anos escrevendo no mesmo caderno amassado.
Qual o objetivo de um grupo de pessoas? O objetivo já foi conquistado? Mudamos as cores da cidade... mudamos os nomes... qual vai ser agora? Tá tudo beleza?
O gigante acordou...
Quem sabe um dia, após acordar, ele se arrume sozinho e vá pra escola...
Quem sabe um dia o gigante comece a trabalhar...
Quem sabe um dia, após tanto sofrer, ele aprenda a votar.
Abraço e boa noite a todas(os)." Kleber Resende

Hoje, infelizmente, o grupo serve como mural da prefeitura de Barra dos Coqueiros, mostrando ações e o dia-a-dia do prefeito e das secretárias. Qualquer problema apresentado é desqualificado ou é tirado por menos por quem faz parte da administração. Montalvão hoje faz o papel do secretário de comunicação, seguindo os passos de Givaldo Silva, que assumiu uma secretaria na gestão passada, mas fazia postagem sobre tudo e qualquer coisa que acontecia na prefeitura.

Fico por aqui e agradeço a todos os moderadores que fizeram parte do grupo. Especialmente a Pedro Santana e Kleber que aceitaram ao meu convite (se eu soubesse que seria assim nem me metia) para fazer parte da moderação, peço desculpas pelas decepções oriundas desse cargo. Agradeço também a Pedro Raimundo pela oportunidade de conhecê-lo e de termos uma boa convivência e boas conversas. Também agradeço a Montalvão que acreditou em minha competência para gerir esse grupo que já foi referência na Barra (ainda é o grupo com maior número de membros), sinto muito pelo atual rumo tomado. Apesar dos pesares sou muito amigo de Montalvão.

Deixo abaixo os grupos e páginas que existem no facebook  que falam da Barra dos Coqueiros

Grupos da Barra dos Coqueiros no Facebook

Eu Amo a Ilha (Barra dos Coqueiros) mais de 2600 membros

E a Barra, como está? mais de 2000 membros

A BARRA QUE QUEREMOS mais de 1600 membros

Barra de Barleus e dos dias meus!!! mais de 1500 membros

Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros/SE mais de 800 membros

Barra dos Coqueiros, como eu vejo mais de 700 membros

AMIGOS DA BARRA DOS COQUEIROS mais de 270 membros

Noticia da barra mais de 150 membros

Barra dos Coqueiros Carnaval de Um Novo Tem mais de 130 membros

ABN - A BARRA E A NOTICIA mais de 70 membros

Barra dos Coqueiros, como eu vejo. mais de 50 membros

Página que aborda sobre a Barra dos Coqueiros

Canal de Informações da Barra, Barra dos Coqueiros-SE. mais de 700 curtidas

Youtube

Rec em Ação VLOG




Assuntos relacionadas


Carnaval chegando, vamos lá maquiar pra festa?

A Barra agora tem nome!

Barra dos Coqueiros do "Novo Tempo" aos velhos costumes.

A Barra dos Coqueiros é cidade mais violenta de Sergipe

Prefeitura de Barra dos Coqueiros X Manguezal




Eleições 2020 - Candidaturas - Prazos - Documentos - Papel do Cargo

Imagem: TSE Quem vai disputar as eleições em 2020? Primeiro, para participar de uma eleição como candidato no Brasil, você deve está filiad...